Atlético-MG renova contrato de maior joia da base pela segunda vez no ano

Atlético se antecipa ao mercado e "amarra" seu principal jogador da base por mais anos

Depois de ser derrotado no clássico contra o Cruzeiro na Arena MRV, o Atlético-MG trouxe uma boa notícia para a torcida nesta segunda-feira (23). O clube alvinegro revelou que renovou o contrato de sua maior joia da base, o meia Mateus Iseppe, de 17 anos. É a segunda vez que o jogador tem o contrato renovado em 2023.

Grande destaque do time sub-17, Mateus Iseppe já havia ampliado o contrato dele com o Atlético em agosto, quando teve também um aumento salarial. O contrato ia até julho de 2026. Agora, com a nova renovação, o Galo garante vínculo com sua joia até dezembro de 2028.

Iseppe foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, mesmo com o Atlético caindo na primeira fase. Ele marcou 12 gols em nove jogos. Um dos tentos marcados pelo meia foi um histórico chute do meio campo, contra o Botafogo. Em toda a temporada, o meia participou de 24 jogos e marcou 22 gols. Ele já atua pelo time sub-20 do Galo e deve fazer parte do time que vai disputar a Copinha no início de 2024.

Os números de Iseppe em 2023, segundo oGol:

  • Copa do Brasil Sub-17: 4 jogos – 5 gols
  • Campeonato Brasileiro Sub-17: 9 jogos – 12 gols
  • Mineiro Sub-17: 7 jogos – 4 gols
  • Mineiro Sub-20: 4 jogos (reserva) – 1 gol

Sem chance no profissional

Apesar de todo o destaque na base, que o levou até a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, Iseppe ainda não ganhou chances no time principal do Atlético. Essa é uma das grandes críticas da torcida do Galo na atual temporada, que cita exemplos como Deivid Washington (Santos/Chelsea), Vitor Roque (/Cruzeiro/Athletico-PR/Barcelona), Andrey Santos (Vasco/Chelsea) e Kendry Páez (Del Valle/Chelsea), que estrearam por seus times muitos jovens e já fazem enorme sucesso, justamente por serem diferente. Páez, inclusive, já é jogador da Seleção Equatoriana principal, mesmo tendo apenas 16 anos.

No time principal do Atlético hoje, nenhum jovem tem minutos com Felipão. O único que tem mais chances de jogar, mas mesmo assim só fica no banco, é o meia Alisson Santana, que também renovou seu contrato com o Galo recentemente. Os atacantes Isaac e Cadu, e o lateral Vitor Gabriel também treinam com o time profissional e são relacionados para alguns jogos, mas quase nunca saem do banco de reservas. Vitinho integrará a Seleção Sub-17 no Mundial da categoria, que Iseppe ficou de fora da convocação.

Mudança de modelo no Atlético?

Iseppe é uma das esperanças da torcida de ver a mentalidade do Atlético sobre jogadores de base mudar. O torcedor sempre cobra por mais jogadores formados no clube entre os profissionais, mas isso quase nunca acontece. No Galo, os jovens são pouco oportunizados. O maior exemplo de erro do clube é com Savinho, que hoje brilha no Girona, da Espanha, mas recebeu poucos minutos com a camisa alvinegra, mesmo sendo sempre apontado por especialistas como um dos grandes prospectos da geração.

Para a próxima temporada, o Atlético promete usar mais jovens. Alisson, Iseppe e Vitinho são jogadores que podem ganhar mais minutos caso correspondam.

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes de Trivela e Futebol na Veia, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.