O Atlético-MG anunciou nesta segunda-feira (2) que renovou o contrato com o jovem Alisson Santana, de apenas 18 anos. O vínculo da joia da base do clube agora vai até dezembro de 2027.
Cria renovado e motivado! ✍✅
O #Galo renovou o vínculo do atacante Alisson, revelado na base do Clube, até dezembro de 2027. 📝🐔
Que seja só o começo de uma grande história com essa camisa! 🖤🤍#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/FuQFDFXkbV
— Atlético (@Atletico) October 2, 2023
Alisson Santana se destacou na base, tendo atuado no sub-17 em 2022 e brilhando na categoria. Em 2023, recebeu chances no Sub-20, disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e também foi bem. Mesmo ainda novo, passou a treinar com os profissionais e estreou no dia 8 de julho deste ano, no duelo do Galo contra o Corinthians.
Alisson foi opção de Felipão quando o Atlético vivia uma fase com muitas lesões no meio campo. Ele entrou em campo e mostrou personalidade contra o Corinthians, ganhando chances no jogo seguinte, contra o Grêmio. Apesar de responder bem nos jogos do profissional, o jovem não foi mais tão acionado pelo treinador, que o colocou apenas no minuto final dos jogos contra Flamengo e Athletico-PR.
Na última semana, Alisson voltou ao sub-20 do Atlético para ajudar nas semifinais do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro. No primeiro jogo, ele se destacou e marcou um dos gols da vitória atleticana por 3 a 1. No segundo, voltou a marcar, mas não evitou a derrota também por 3 a 1 e a eliminação na disputa por pênaltis.
Após esses jogos, Alisson se queixou de um incômodo no adutor da coxa direita e não viajou com o time do Atlético para Porto Alegre, onde o Galo acabou vencendo o Internacional por 2 a 0.
Outros crias do Atlético
Além de Alisson, outros jovens da base do Atlético já treinam com os profissionais. São eles o lateral Vitinho, o meia Paulo Vitor e os atacantes Cadu e Isaac. Todos já ganharam uma chance de estrearem profissionalmente, mas não receberam muitos minutos além disso. Na maioria das vezes, foram utilizados por necessidade.
Vitinho é outro que promete ter grande futuro, já sendo parte da Seleção Brasileira Sub-17. Ele está nesta semana com o Brasil para uma série de amistosos, junto à ele ainda estão o goleiro Pedro Cobra e o meia Mateus Iseppe, todos do sub-17 atleticano. Iseppe, inclusive, é tratado como A grande joia do Atlético, principalmente depois de uma temporada com média de um gol por jogo e grandes atuações. Ele já iniciou a transição para o sub-20 e deve ganhar chance na próxima Copinha. Se destacando, deve passar a treinar com os profissionais.
Reclamações da torcida
A torcida do Atlético reclama muito que o clube não dá chances aos jovens da base. Essa reclamação não é exclusiva dessa diretoria ou do técnico Felipão, é algo que sempre esteve presente. Na postagem do Galo anunciando a renovação com Alisson, os torcedores cobraram mais minutos para o jovem atleticano.
E colocar pra jogar? Vai acontecer?
— GALO (@mariodecastr) October 2, 2023
Bota ele pra jogo
— Saldanha (@SaldanhaGALO) October 2, 2023
Mais 4 anos no banco ou vamos começar a dar chance pra base?
— O Galo foi Condenado a Pagar o Cury hj? (@VFornazier) October 2, 2023