O Atlético-MG iniciou a semana com postagens enigmáticas nas redes sociais sobre o Independência e um horário no cronômetro. As postagens apontam que a revelação do que é, vai acontecer no dia 11 de setembro, mas o caso já vazou e será o famoso concurso do Manto da Massa.
aos 47:58#11deSetembro2023 #EmBreve pic.twitter.com/EWd4DcDBO3
— Atlético (@Atletico) September 4, 2023
O Manto da Massa foi criado pelo Atlético em 2020, durante a pandemia, em parceria com a então fornecedora de materiais do clube, LeCoq. A campanha consiste nos torcedores desenharem uma camisa, as melhores serem escolhidas por um comitê e depois a torcida votar para escolher a vencedora.
Foram três anos de Manto da Massa com a LeCoq, onde mais de 350 mil camisas foram vendidas, ou seja, mais de 100 mil por edição, e um faturamento de R$ 28 milhões foi alcançado. Para 2023, o Atlético não tem mais a LeCoq e sim a Adidas como fornecedora. A marca alemã não vai participar do concurso e o Galo fará as coisas por conta própria. A expectativa para o novo manto também é de vender mais de 100 mil unidades. A informação inicial partiu do Portal Fala Galo e foi confirmada pelo FNV.
As postagens enigmáticas nas redes sociais indicam que o tema do novo Manto da Massa será a Libertadores de 2013 e a histórica defesa de Victor contra o Tijuana. A campanha completou 10 anos nesta temporada. O último, de 2022, teve como tema a Arena MRV, novo estádio do Atlético, inaugurado em 2023.
Índice
Problemas de entrega irrita torcedor do Atlético
O Manto da Massa de 2022 causou grande dor de cabeça para o torcedor atleticano. As entregas das camisas tiveram atrasos e muito torcedores só receberam seus uniformes com quase um ano de atraso. Os relatos nas redes sociais sobre os atrasos são inúmeros. O problema aconteceu pois o Atlético teve atraso de pagamento para a empresa que faz as entregas.
Para 2023, muitos torcedores já afirmaram que, por conta dos problemas que tiveram com o Manto da Massa 2022, não vão querer adquirir a nova camisa.
Como funciona o Manto da Massa?
Na primeira etapa do Manto da Massa, o Atlético informa qual será o tema e o que é preciso ter nas camisas para elas serem inicialmente aprovadas para entrarem na escolha do conselho. Por exemplo, podem proibir o uso de vermelho. Ou seja, qualquer camisa com vermelho já está descartada. Ou então exigirem a referência a São Victor, se não houver, também estará descartada.
Na segunda etapa, qualquer torcedor pode se cadastrar e enviar a sua camisa. Não é preciso ser designer ou algo do tipo. Até mesmo torcedores de outros times podem tentar a sorte. O importante, sempre, é seguir o regulamento e o estatuto do Atlético. Na sequência, as camisas vão para um conselho do Galo, que costuma escolher 13 camisas que eles consideram que melhor se adequaram à ideia.
Na parte final, as 13 camisas entram em votação aberta ao público. A vencedora é revelada e o responsável pelo design costuma ganhar alguns prêmios, incluindo a camisa feita por ele, quando estiver pronta. O criador da camisa acompanha o desenvolvimento dela na fábrica. Em alguns casos, é necessário fazer pequenos ajustes, por isso é preciso consultar quem desenhou o manto.
Vencedores do Manto da Massa
Na primeira edição, em 2020, o vencedor foi Flávio Markiewicz, com uma camisa “clássica” do Atlético, com listras em preto e branco, mas com detalhes diferenciados, como o formato do escudo do clube nas costas. Já em 2021, o vencedor foi Lucas Adriano, que inovou ao fazer uma camisa com o mapa de Minas Gerais, buscando representar o torcedor do Galo em todas as regiões de seu estado natal. Por fim, o vencedor do último concurso foi Will Rios, que desenhou uma camiseta predominantemente preta, mas que conta toda a história atleticana até chegar na sonhada casa própria.