Dono do Atlético-MG revela maior erro da gestão e admite ‘medo’ de rebaixamento

Rubens Menin, um dos empresários que comanda o Atlético-MG desde 2020, avaliou o principal erro de sua gestão até o momento

Comprador da maior parte da SAF do Atlético-MG, ficando 51% do total entre empresa e associação, o empresário Rubens Menin, que está a frente do clube desde 2020, revelou qual foi o maior erro da gestão dele no Galo e também comentou sobre o momento atual e o medo de ser rebaixado.

Rubens Menin admitiu que ele e a diretoria do Atlético-MG erraram ao demitir o técnico “Turco” Mohamed em 2022, após a eliminação na Copa do Brasil e uma pequena sequência ruim: “O Turco saiu do Atlético com a melhor campanha de todas, aproveitamento de 70 e tantos por cento. Acho que foi o grande erro do Atlético tirá-lo. Era um cara bacana, todo mundo do grupo gostava”, revelou o empresário em entrevista ao Canal do Breno Galante.

Na ocasião, o Atlético vinha de um em que “os astros estavam alinhados”, como o próprio Rubens citou, já que o clube foi campeão Brasileiro e da Copa do Brasil com folga em 2021. O treinador era Cuca, que pediu para deixar o time no fim do ano. Em 2022, após a saída de Turco, ele voltou, mas teve um aproveitamento ruim e o Galo quase não conseguiu se classificar para a Libertadores.

Turco Mohamed deixou o Atlético após 45 jogos, ele venceu 27 e empatou treze, além de apenas nove derrotas, o que dá 69,6% de aproveitamento.

Crítica a Eduardo Coudet

O Atlético iniciou 2023 com Eduardo Coudet no comando. Após alguns meses, o treinador veio a público reclamar que algumas promessas feitas à ele não tinham sidos cumpridas pela diretoria. Meses depois, ele seguiu tocando nessa tecla e acabou deixando o Galo pela porta dos fundos após uma confusão no vestiário do time. Para Menin, o argentino é bom treinador, mas tem problemas:

– Trouxemos o Coudet. O trabalho dele era muito elogiado. Ele é bom, mas tem problema comportamental. Não tem nada de verdade (sobre as críticas dele). Cumprimos tudo com ele. Tudo que ele pediu, foi dado. (As críticas públicas) Foi uma forma que ele achou para sair. Uma forma deselegante.

Confiança em Felipão

Com a saída de Coudet, o Atlético optou por Felipão, que até o momento, após 13 jogos, tem menos de 30% de aproveitamento, com apenas duas vitórias. Mesmo assim, o experiente treinador tem a confiança do dono da SAF atleticana:

– Eu gosto do Felipão. Ele pegou um carro andando, que já tinha problemas, e isso não é fácil. Ele está fazendo o que ele pode. Eu, sinceramente, acho que a torcida precisa ter paciência com ele.

Apesar da confiança, Menin admite que os resultados do Atlético “estão bem abaixo” do que se esperava. Mesmo assim, ele afirma ser a favor da continuidade do treinador, mas que não é ele quem decide isso, pois: “futebol não é a minha praia”.

Atlético-MG teme o rebaixamento?

Com a campanha “muito longe” do que previa, o Atlético ocupa hoje a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos. O clube está há sete do G4, sua meta inicial, mas também há seis do Z4. O empresário revelou que tem sim medo do rebaixamento, mas que não acredita que vá acontecer:

– Lógico que tenho medo, todo ano a gente começa com medo. Acho difícil, mas no futebol tudo acontece. Naquele ano que o Cruzeiro foi rebaixado, eles entraram como favoritos. Mas não acredito que isso aconteça. O Atlético não tem time para ser rebaixado, mas medo eu tenho.

Quem é Rubens Menin?

Um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil, Rubens Menin é dono da MRV Engenharia, da Rádio Itatiaia e da CNN, além de outros empreendimentos. Ele comprou o Atlético ao lado dos chamados 4Rs, grupo que já estava à frente do clube desde 2020, quando começaram a investir no time. Segundo informações do GE, Rubens e seu filho, Rafael Menin, um dos outros “Rs”, tem 67,9% de participação na SAF do Galo, o que faz com eles fiquem com 51% de todas as ações, juntando empresa e clube, sendo assim os sócios majoritários.

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes de Trivela e Futebol na Veia, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.