Arena MRV: problemas no gramado geram possibilidade de grama sinténtica

Estreia contra o Santos ficou marcada pelas condições ruins do novo gramado da Arena MRV

No último domingo (27), o Atlético-MG estreou oficialmente na Arena MRV, sua nova casa. A primeira partida do Galo no estádio, que começou a ser construído em 2020, foi a vitória contra o Santos, pelo placar de 2 a 0. O resultado foi muito importante para subir algumas posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2023.

No entanto, em meio ao clima de festa dos atleticanos, um aspecto chamou muita atenção na nova estrutura: o gramado de jogo. Isso porque, além dos pontos visíveis de desgaste, a partida teve de ser pausada por mais de dois minutos para recolocar uma placa de grama, que acabou se soltando durante o duelo. Com isso, os torcedores repercutiram negativamente o primeiro momento do gramado na Série A nas redes sociais.

Quantos jogos o Galo jogará na Arena MRV em 2023?

Depois das eliminações precoces na Copa do Brasil e da queda para o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Galo tem suas atenções voltadas somente para a disputa do Brasileirão. Assim, tendo em conta a disputa da competição nacional até o final da temporada, serão jogadas ainda nove partidas das 17 rodadas restantes no gramado da Arena MRV.

Jogos do Galo na Arena MRV

  • Botafogo – 16 de setembro – 23ª rodada
  • Cuiabá – 21 de setembro – 24ª rodada
  • Coritiba – 29 de setembro – 26ª rodada
  • Cruzeiro – 17 de outubro – 28ª rodada
  • Fluminense – 24 de outubro – 30ª rodada
  • Fortaleza – 27 de outubro – 31ª rodada
  • Goiás – 10 de novembro – 34ª rodada
  • Grêmio – 21 de novembro – 35ª rodada
  • São Paulo – 28 de novembro – 37ª rodada

Grama sintética na Arena MRV?

Uma das alternativas que vem ganhando espaço nos estádios do futebol brasileiro é a grama sintética. Mesmo que divida as opiniões, sendo apontada como causa de lesões nos atletas, os gramados artificiais tem sido adotados por grandes equipes do Brasil, como o Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR.

Bruno Muzzi, CEO do Atlético-MG, falou em entrevista coletiva sobre a possibilidade da Arena MRV adotar grama sintética futuramente e, porque a alternativa foi rechaçada pelos gestores do Galo.

“Sempre falei que minha preferência era pelo gramado sintético. Mas a gente teria que aumentar o valor (da Arena) ainda mais, e não tínhamos orçamento para isso. Ainda tinha muito preconceito contra grama sintética. Hoje diminuiu, mas ainda tem, como discussões que ela causa mais lesões.

Veremos o comportamento agora. Temos o jogo, se Deus quiser, e os shows. Vamos cobrir o gramado e ver o comportamento, mas muito provavelmente faremos a substituição para o sintético. É outra ciência. São diversos tipos.

Uma grama sintética não custa menos de R$ 10 milhões, enquanto a grama natural custa R$ 900 mil. Achei que era um risco que valia a pena”, declarou.

Diretor de futebol reclama da paralisação

Por outro lado, Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Galo, concedeu entrevista coletiva após a vitória contra o Santos, no último final de semana, e contestou a decisão da arbitragem da partida em paralisar o jogo para manutenção do gramado da Arena MRV.

“Jogamos no Maracanã, com um estado de gramado lamentável. o Vasco foi lá, botou 60 mil e o jogo correu daquele jeito. Não vi o árbitro parar o jogo para esperar a drenagem melhorar. Tinha necessidade do árbitro fazer o que fez hoje? Para mostrar para o Brasil que aquilo talvez não estava 100%. Zero necessidade”, afirmou.

Próximos jogos do Galo

Athletico-PR x Atlético-MG – Brasileirão 2023 – Ligga Arena – sábado (2), às 16h (horário de Brasília);

Atlético-MG x Botafogo – Brasileirão 2023 – Mineirão – sábado (16), às 21h (horário de Brasília);

Internacional x Atlético-MG – Brasileirão 2023 – Beira-Rio – terça-feira (19), às 19h (horário de Brasília);

Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Jornalismo, na melhor faculdade de Portugal: a Universidade do Porto. Cobertura de Libertadores, Champions League in-loco.