Nesta sexta-feira (25), o América-MG conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores. Em resumo, o Coelhão terá um clássico estadual na maior competição do continente. Pois caiu na mesma chave do Atlético-MG. Além disso, o time, que estreia no torneio, terá que enfrentar a altitude de cara. Em suma, os outros dois clubes são Deportes Tolima, da Colômbia, e Independiente del Valle, do Equador.
Índice
Caminhada do América-MG até aqui
Tudo começou com a arrancada do América-MG no segundo turno do Brasileirão 2021. Em suma, o time disputou a ponta da classificação específica do returno até o fim. Assim, com um rendimento excelente, conseguiu a vaga na fase prévia da Libertadores. Em resumo, desbancou de forma épica o Guaraní-PAR, e eliminou o gigante Barcelona-EQU em pleno Banco Pichincha.
Dessa forma, o Coelhão conseguiu a vaga na fase de grupos da Libertadores, onde vai tentar escrever mais um capítulo dessa história. Em resumo, o grupo do Deca ficou definido com: América, Atlético-MG, Deportes Tolima e Independiente del Valle. Assim, o time terá que enfrentar clássico estadual e dois jogos na altitude para poder se classificar.
Rivalidade com o Galo
A Libertadores 2022 terá o privilégio de hospedar o lendário Clássico das Multidões. Em suma, o Grupo D da competição terá América-MG e Atlético-MG, que foi possível porque o Coelhão vem da fase prévia. Já o Galo é o time do momento no Brasil. Campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa, o Alvinegro vai em busca do bi da taça mais cobiçada do continente.
Em suma, o América-MG tem um tabu vigente com o Atlético-MG. São 19 jogos sem vencer o Clássico das Multidões, sendo a última vitória em 2016. De lá para cá, o Coelho conseguiu cinco empates, e sofreu 14 derrotas.
América-MG conhecerá altitude na Libertadores
Debutante na Libertadores, o América-MG vai conhecer pela primeira vez a altitude sul-americana. Nada próximo de cidades como La Paz e Lima. Mas, muito maior do que o clube jamais enfrentou. Aliás, as cidades que o Coelhão visitou na fase prévia são de baixíssima altitude. Assunção, no Paraguai, está a 43m do nível do mar. Enquanto que Guayaquil, no Equador, a apenas quatro metros.
O grande problema das grandes elevações é que o ar fica mais rarefeito. Ou seja, em menos oxigênio para respirar do que o corpo dos brasileiros está habituado. A saber, Belo Horizonte está situada em uma altitude de 852m em relação ao nível do mar. E o América-MG vai enfrentar times em alturas muito maiores nessa Libertadores.
Deportes Tolima
Outro adversário do América-MG na fase de grupos é o Deportes Tolima, da Colômbia. Em resumo, o time chega na competição após ser campeão do Torneo Apertura em seu país. Este clube é conhecido no Brasil por eliminar o Corinthians de Ronaldo na fase prévia de 2011.

Em suma, o Deportes Tolima está sediado na cidade de Ibagué, e joga no estádio Manuel Murillo Toro. A localidade fica a 1285m acima do nível do mar. O que dá uma diferença de 433m em relação a Belo Horizonte. Porém, ainda dá para jogar futebol sem usar tubos de oxigênio.
Independiente del Valle
Em Sangolquí, a história é diferente. A cidade sede do Independiente del Valle, localizada a 25km de Quito, no Equador, tem uma altitude de 2700m. Assim sendo impossível de brasileiros jogarem futebol de alto rendimento sem uso de oxigênio extra. Aliás, na Libertadores de 2020, o Flamengo tomou uma goleada de 5 x 0 deste clube, lá no estádio Rumiñahui, muito em decorrência da dificuldade de respirar. Porém, se eles mudaram o mando de campo para Quito, no estádio da LDU, a altitude aumenta para 2850m.

O Independiente del Valle chega na Libertadores 2022 após ser campeão equatoriano em 2021, ganhando a final contra o Emelec. Em resumo, será mais um rival do América-MG na fase de grupos.
Altitude no Brasileirão
Por fim, nenhuma das cidades do Brasileirão chega nem perto das altitudes de Ibagué e Sangolquí. A polis mais alta do torneio nacional é Curitiba, capital do Paraná, que está a 935m acima do mar. Lá, o América-MG enfrentará Athletico-PR e Coritiba, mas é uma elevação próxima dos 852m de Belo Horizonte.