Neste domingo (11), o Avaí recebe o Botafogo-SP em duelo a 12ª rodada do Brasileirão Série B. Assim, o confronto acontece no Estádio da Ressacada, em Florianópolis; com pontapé inicial agendado para as 15h30 (horário de Brasília).
Com a necessidade de conquistar um resultado positivo em casa nesta jornada da competição, o Leão da Ressacada faz uma campanha bem abaixo das expectativas. Dito isso, os números do Avaí na disputa da Série B conseguem ser inferiores ao rendimento do time no ano passado, quando disputava a Série A do Brasileirão.
https://twitter.com/AvaiFC/status/1667912417790050308?s=20
Na Série B, Avaí tem rendimento pior que o do ano passado
Os dados estatísticos da temporada 2022 no Brasileirão Série A mostrou o porquê do rebaixamento do Avaí. Com uma das piores campanhas da equipe no século XXI, o clube catarinense conquistou 35 pontos e ficou na penúltima posição na tabela de classificação.
Com uma campanha bastante fraca ao longo da disputa, o Avaí garantiu nove vitórias, oito empates e 21 derrotas nas 38 partidas que foi a campo. Ou seja, o aproveitamento do Avaí girou em torno de 30,7% na elite do futebol nacional no ano passado, e amargou o rebaixamento.
Dito isso, a equipe catarinense já disputou quase um terço dos jogos do Brasileirão Série B em 2023, e o aproveitamento tem números ainda mais baixos. Num retrospecto de 11 partidas, o Avaí tem duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Com isso, soma oito pontos e ocupa a 18ª posição na segunda divisão.
Com um aproveitamento de apenas 24,2% até aqui na disputa do Brasileirão Série B, a equipe do Avaí liga o sinal de alerta e se prepara para brigar contra um segundo rebaixamento consecutivo. Neste momento, as chances matemáticas estão bem divididas: o time de 50,4% de probabilidade de cair para a terceira prateleira nacional.
Por fim, o Avaí luta para escapar da degola, enquanto ainda há chances consideráveis de reverter este quadro. Após o jogo desta rodada, o próximo compromisso da equipe será apenas no dia 24/06 às 16h (horário de Brasília), quando recebe o Londrina e repete a condição de mandante no Brasileirão Série B.