O Grêmio estreia, nesta quinta-feira (13), pela 29ª vez em sua história na Copa do Brasil. Um dos maiores campeões da competição terá pela frente o ABC, no Estádio Frasqueirão, válido pela 3ª fase da competição. O jogo promete alguma dificuldade para os gaúchos, principalmente, com o apoio da torcida da casa, que esgotou os 15 mil ingressos para a partida. Surpreendentemente, o time comandado por Renato Portaluppi tem um histórico muito equilibrado com o clube do Rio Grande do Norte.
O Grêmio chega nesta fase da Copa do Brasil após bater o Ferroviário, por 3 x 0. Já o ABC foi uma das grandes surpresas da disputa até aqui, eliminando o Vasco da Gama, em pleno São Januário, por 6 x 5 nos pênaltis.
De um modo geral, o Imortal tem um bom aproveitamento em estreias pela competição nacional. Ao todo, são 28 jogos, 17 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Com isso, o Grêmio possui um aproveitamento de 67,85%. Apesar deste dado, na última temporada, o Tricolor caiu logo na primeira fase, contra o Mirassol. Os comandados de Roger Machado perderam por 3 x 2 para o clube paulista.
Confira o histórico entre ABC x Grêmio
No retrospecto do confronto, foram disputados três jogos entre ABC e Grêmio. Os gaúchos venceram o duelo em apenas uma oportunidade, em 1999, também pela Copa do Brasil. Além disso, foram outros dois empates, pelo Brasileirão de 1972, e a partida de volta em 99, com um empate em 3 x 3, em Porto Alegre.
ABC x Grêmio na temporada 2023
A equipe potiguar tem um bom desempenho neste ano. Até aqui, são 25 jogos, com 17 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foram marcados também 53 gols (2,12 G/J) e 13 sofridos (0,52 G/j). Já o Tricolor, de Luís Suárez, disputou 18 partidas, venceu em 14 oportunidades, foram também três empates e uma derrota. Ao todo, o clube gaúcho teve 36 tentos anotados (2 G/J) e outros 10 gols levados (0,56 G/J).