Nesta quinta-feira (25), acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A colocando em disputa mais do que o título entre Flamengo e Internacional. Isso porque, outras equipes competem por postos e vagas em competições internacionais para 2021. Assim, no caso do Sport, o Leão busca a classificação à Copa Sul-Americana, torneio que não disputa desde 2017, quando chegou às quartas de final. Logo, a princípio, a matemática não é difícil.
Leia mais:
- Após Jair Ventura, Sport acerta renovação com volante Marcão
- Apesar de gol na estreia, Vinicius Popó não seguirá no Sport em 2021
- Sport e Jair Ventura chegam a acordo, e treinador segue na Ilha do Retiro em 2021
Dessa forma, após confirmar permanência na Série A com o empate do Vasco diante do Corinthians, o Sport tem como objetivo uma vaga na Copa Sul-Americana. Assim, na 14ª posição com 42 pontos, o Leão precisa apenas se manter nesse posto para herdar a classificação. Isso porque, devido aos títulos do Palmeiras, na Libertadores, e de Grêmio ou Palmeiras, na Copa do Brasil. Logo, para não depender de resultado, precisa apenas de uma vitória contra o Athletico-PR, em Curitiba, para assegurar presença na competição.
Além disso, a classificação à Copa Sul-Americana renderia ao Sport quase 20 milhões de reais em premiação e cota de participação. Isso porque, na atual edição, a 14ª posição pagará 12,8 milhões de reais em premiação e a vaga internacional deixará 900 mil dólares, ou quase cinco milhões de reais. No entanto, caso o Leão não vença o Furacão, precisa torcer por tropeços de Bahia e Fortaleza, que enfrentam Santos e Fluminense, respectivamente.
https://twitter.com/sportrecife/status/1364910948209881094
Assim, a partir de 2021, a Copa Sul-Americana muda de formato e fica mais atrativa com uma fase de grupos para os clubes brasileiros. Dessa forma, a presença na competição garante uma cota extra maior e ao menos seis jogos no calendário. Logo, o presidente em exercício do Sport, Carlos Frederico, comentou a importância da classificação:
“Importante demais. São 900 mil dólares a mais no orçamento, além de recolocar o clube no cenário internacional. O Sport volta a ter um calendário cheio de competições em 2021, o que nos traz mais responsabilidade ainda na montagem do elenco.“, afirmou Carlos Frederico.
MATEMÁTICA DO SPORT
Portanto, como dito acima, basta ao Sport uma vitória por qualquer placar que se classifica à Copa Sul-Americana, sem depender de resultados. No entanto, em caso de empate, o Leão torce para que Fortaleza e Bahia, no máximo, empatem para manter as posições atuais. Enquanto que em caso de derrota, o Leão do Pici pode, no máximo, empatar com o Fluminense, já que levaria vantagem no número de vitórias (12 x 10). Mas, o Tricolor de Aço teria que perder para evitar o empate em vitórias e a classificação dos baianos pelo saldo de gols (-17 x -13).
Acontece que olhando para os adversários, as chances do Sport tendem a diminuir. Isso porque, o Leão joga fora de casa com o Athletico-PR, garantido na Copa Sul-Americana e que joga para assegurar vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil. Enquanto que o Bahia tem o caminho mais facilitado, pois joga em casa contra o Santos, que não tem mais chances de mudar de posição na tabela. Por fim, o Fortaleza é o que deve sofrer mais, por jogar longe do Ceará e por enfrentar o Fluminense que ainda busca a vaga direta na Libertadores.
https://twitter.com/sportrecife/status/1364995290810486784
Foto Destaque: Reprodução / Alexandre Gondim / JC Imagem