Acredito que assim como eu, todos os brasileiros, principalmente aqueles que são apaixonados por futebol e principalmente por , se lembram onde estavam no dia 30 de junho de 2002. De fato, se você viveu aquela manhã fria de domingo, com certeza viveu a ansiedade de uma final de Copa do Mundo. Essa foi a última que a Seleção Brasileira de futebol masculino disputou e venceu. Foi nesse dia que o mundo assistiu à consagração de Ronaldo Fenômeno, autor dos dois gols.
Hoje é dia de comemorar os 20 anos do título da Copa do Mundo de 2002! Nossa última estrela merece uma homenagem muito especial, né?
Vamos juntos relembrar os principais momentos dessa conquista! 🇧🇷🏆⚽ pic.twitter.com/lbmpBLpPu9
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 30, 2022
Índice
Convocação do Penta
Primeiramente a história do Penta da Seleção Brasileira começou com a convocação de Luiz Felipe Scolari, que não levou Romário, o que causou uma comoção nacional. Além disso, no dia 2 de junho, véspera da estreia diante da Turquia, o volante e capitão Emerson sofreu uma luxação no ombro.
Decerto, o jogador precisou ser cortado. Assim, Felipão teve oportunidade de chamar Romário, ou mesmo Alex, que foi seu craque no Palmeiras, mas o comandante optou por chamar Ricardinho.
Primeira fase sem empolgação
De fato, a primeira fase da seleção brasileira não empolgou o torcedor. Foram três vitórias, a primeira diante da Turquia por 2 x 1. A partida foi disputada na cidade de Ulsan, na Coréia do Sul. Da mesma forma que o time saiu do Brasil desacreditado, o jogo começou melhor para os turcos, que abriram o placar. Em seguida Ronaldo empatou e no final da partida Rivaldo converteu um pênalti sofrido por Luizão para definir a partida.
Depois da vitória apertada, a Seleção Brasileira fez o seu jogo mais fácil, e venceu a China por 4 x 0. Em suma, o jogo teve show dos “Rs”, afinal Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, de pênalti, e Ronaldo anotaram os gols da seleção. Com duas vitórias, o Brasil já estava classificado, mas ainda não empolgava.
Fechando a primeira fase, Felipão escalou um time misto diante da Costa Rica e nova vitória elástica, dessa vez, por 5 x 2. Rapidamente o Brasil fez 2 x 0, com Ronaldo. Edmílson fez um golaço de meia bicicleta e aí o jogo parecia definido. Porém, Wanchope diminuiu na sequência. Na volta do intervalo Ronaldo Gómez anotou o segundo dos costa-riquenhos e quando o jogo parecia se complicar, Rivaldo e Júnior definiram o placar.
Mata-mata apertado
O Brasil chegou às oitavas de final contra a Bélgica, ainda não é a geração belga que conhecemos, mas o jogo não foi fácil e a seleção venceu por 2 x 0, gols de Rivaldo e Ronaldo. Apesar do placar, o adversário teve um gol anulado, para sorte da seleção brasileira.
Decerto, nas quartas de final o Brasil pegou a poderosa e temida Inglaterra. E não fez um grande jogo. Ronaldinho Gaúcho ainda não era o melhor do mundo. Michael Owen abriu o placar para os ingleses. De fato, R10 era apenas um jovem promissor em uma seleção recheada de veteranos. E foi dele a jogada do gol de Rivaldo. No início do segundo tempo, Ronaldinho fez um golaço (ou sem querer), encobrindo David Seaman e sete minutos depois foi expulso.
A semifinal, diante da Turquia, a mesma seleção da estreia, marcou o início da consagração de Ronaldo. O atacante que havia marcado em todos os jogos, com exceção do confronto contra a Inglaterra, fez de bico o único tento da partida. Decerto, é desse jogo a cena icônica de quatro jogadores de vermelho perseguindo Denílson.
A consagração de Ronaldo Fenômeno
30 de junho de 2002. Estádio de Yokohama no Japão. O palco da final da Copa do Mundo. Assim, Brasil x Alemanha entraram em campo com Oliver Kahn eleito melhor jogador da Copa. Parece absurdo, mas é verdade. A FIFA premiou o melhor jogador antes da final. E isso foi um erro. Kahn falhou no primeiro gol da Seleção Brasileira. Ronaldo marcou duas vezes, na prática foi o melhor da competição.
Além do título, o mundo assistiu à consagração de Ronaldo Fenômeno, que já havia sido 2x eleito melhor do mundo, mas sofreu com lesões no joelho, chegou desacreditado e terminou a Copa do Mundo com 8 gols e no fim do ano, foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez.
Momentos da campanha que levou ao PENTA! Impossível esquecer, né? Hoje essa conquista completa 20 anos! 🏆🇧🇷
🇧🇷 2 x 1 🇹🇷
🇧🇷 4 x 0 🇨🇳
🇧🇷 5 x 2 🇨🇷
🇧🇷 2 x 0 🇧🇪
🇧🇷 2 x 1 🏴
🇧🇷 1 x 0 🇹🇷
🇧🇷 2 x 0 🇩🇪 🏆⭐Fotos: FIFA/Getty Images e Acervo CBF pic.twitter.com/DCeHhRdAVn
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 30, 2022
Foto destaque: Twitter/ CBF