As oitavas de final da Série D já estão com seus 16 times definidos. Assim, dos 68 clubes que iniciaram o campeonato, somente 16 continuam com o sonho do acesso vivo à Série C. Porém, dos quatro times que caíram dela em 2019, apenas um vai ter a chance de voltar, o Globo, do Rio Grande do Norte.
QUAIS SERÃO OS CONFRONTOS DAS OITVAS DE FINAL DA SERIE D?
Então, com os 16 times definidos, o campeonato já encaminha para sua reta final. Portanto, veja os confrontos definidos para as oitavas de final:
- Floresta-CE x Juventude Samas-MA
- América-RN x Galvez-AC
- Fast-AM x Globo-RN
- Altos-PI x Salgueiro-PE
- Aparecidense-GO x São Luiz-RS
- Goianésia-GO x Marcílio Dias-SC
- Brasiliense-DF x ou Mirassol-SP
- Novorozintino-SP x Goiânia-GO
Dessa forma, as partidas vão de 20 até 27 de dezembro. Logo após, no dia 3 de janeiro já começam as quartas com os classificados. Os melhores times na tabela foram o líder, Brasiliense, que teve 11 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Logo atrás vem o Altos, do Piauí, com apenas um ponto a menos do que o líder, com 12 vitórias e quatro derrotas.
https://twitter.com/BrasilSerieD/status/1338272738436390922?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1338272738436390922%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Fam%2Ffutebol%2Fbrasileirao-serie-d%2Fnoticia%2Fserie-d-define-os-16-classificados-para-as-oitavas-de-final-veja-os-confrontos.ghtml
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Algumas coisas curiosas aconteceram neste ano de 2020 na Série D. Assim, dos quatro times que foram rebaixados em 2019 da Série C (Globo-RN, Luverdense-MT, Águia de Ceará-Mirim e o Atlético-AC), apenas um continua vivo, o Globo. O Luverdense abdicou de sua vaga por conta da crise financeira que o clube passa, enquanto o Águia e o Atlético caíram antes.
Além disso, desde a criação da quarta divisão, em 2009, apenas dois times que caíram em um ano, voltaram para a terceira no ano seguinte. Esses clubes são Salgueiro-PE e Tupi-MG, que caíram em 2012 e subiram no mesmo ano, em 2013.
A maioria dos estados do Brasil já perderam seus representantes. Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não têm mais ninguém na competição. Enquanto isso, Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se mantêm vivos.
O estado mais representado nas oitavas de final é Goiás, com três times (Aparecidense, Goiânia e Goianésia). Dessa forma, todos podem chegar às quartas, pois não se enfrentam.
MAS COMO SÃO DEFINIDO OS PRÓXIMOS CLASSIFICADOS?
Em suma, de acordo com o regulamento da Série D, os quatro classificados do Grupo 1 enfrentaram os do Grupo 2 (1º A x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 1ºB x 4ºA e 2ºB x 3ºA); a mesma sequência valeu para os do Grupo 3 x do Grupo 4; do Grupo 5 x do Grupo 6; do Grupo 7 x Grupo 8. Além disso, as quartas de final são definidos pela CBF.
Ou seja, nas quartas de final, os classificados serão ordenados por melhor campanha, de 1º a 8º. Quem fez o maior número de pontos enfrenta o de pior pontuação: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Foto destaque: Reprodução/Rômulo Almeida


