O Vasco se afundou de vez na crise. Na estreia Ramón Diáz, seu novo técnico para a sequência da temporada, o Cruzmaltino perdeu outra no Campeonato Brasileiro. Dentro de São Januário, o Athletico-PR fez barba, cabelo e bigode para cima do Gigante da Colina e venceu por 2 x 0, com gols de Christian e Vitor Bueno.
Torcedores rivais não perdoaram o novo revés do Vasco no Brasileirão e passaram a ‘decretar' o rebaixamento do clube antes do término do 1º turno. O Cruzmaltino acumulou sua décima derrota na competição e agora amarga a lanterna do certame, com apenas nove pontos conquistados. Esta é a pior campanha do clube na história do torneio nesta altura do campeonato.
Mensagens como “já caiu”, “Vasco sendo Vasco”, “rebaixado pela quinta vez”, “penta rebaixado” tomaram conta das redes sociais durante e após a derrota do Vasco para o Athletico-PR. O desempenho da equipe assusta, e o clube de São Januário vai caminhando a passos largos para mais um descenso.
É, o Vasco foi de Vasco mesmo.
— Ana Beatriz Zayat (@abzayat) July 23, 2023
https://twitter.com/emanueldesp/status/1683252511514263553?s=20
O Vasco é o primeiro time rebaixado para a série B 2024.
— Véio do Corolla² (@oldyearsgolden) July 23, 2023
brother, o Vasco vai ser rebaixado pela QUINTA vez kkkkkkkkkkkk inacreditável
— Thayssa Ribeiro (@thayssawn) July 23, 2023
Vasco rebaixado pela quinta vez, é penta
— Bruno (@brunoviniii) July 23, 2023
Índice
Vasco e a saga negativa em São Januário
Das únicas duas vitórias do Vasco no Campeonato Brasileiro, nenhuma delas foi conquistada em São Januário. A primeira foi sobre o Atlético-MG, por 2 x 1, no Mineirão. Já o segundo triunfo ocorreu diante do Cuiabá (1 x 0), no Estádio Luso-Brasileiro.
Até o momento, o Cruzmaltino disputou cinco jogos dentro de sua casa e perdeu todos. Bahia, Santos, Goiás, Cruzeiro e Athletico-PR. Todas essas equipes venceram o clube carioca em São Januário. Apesar da derrota deste domingo (23), o técnico Ramón Díaz gostou do que viu e elogiou a performance do time, projetando resultados positivos para o futuro.
“Tivemos mais chances. Criamos quatro ou cinco chances, mas não conseguimos marcar. Vi um futuro promissor. Se a equipe seguir jogando dessa forma, os resultados vão aparecer”, pontuou o treinador argentino.
Quando o Vasco voltará a atuar com torcida em São Januário?
Em virtude da confusão causada por torcedores do Vasco na derrota do time para o Goiás, em São Januário, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Cruzmaltino com quatro jogos de portões fechados. Além disso, o clube foi multado em R$ 60 mil.
Das quatro partidas citadas pelo STJD, o Vasco já cumpriu três, diante de Cuiabá, Cruzeiro e Athletico-PR. O único compromisso que falta é justamente contra o Grêmio. Para este jogo, o clube conseguiu um efeito suspensivo parcial e poderá receber mulheres, crianças e pessoas com deficiência nas arquibancadas. O embate, porém, não poderá ser em São Januário.
Quem o Vasco enfrenta na próxima rodada do Brasileirão?
Precisando desesperadamente voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, o Vasco tem parada duríssima pela frente na competição. No próximo sábado (29), o Cruzmaltino encara o Corinthians, fora de casa. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O Timão tem 16 pontos ganhos e ocupa o 15º lugar, duas posições acima da zona de rebaixamento.