Vasco x São Paulo: presidente da Comissão de Arbitragem diz que juiz errou ao marcar pênalti

Wilson Luiz Seneme afirmou que movimento do zagueiro Léo, do Vasco, foi natural em pênalti marcado para o São Paulo, em São Januário

A CBF considera que o Vasco foi prejudicado, no último sábado, no empate em 0 a 0 com o São Paulo, em São Januário. Nesta terça-feira, em vídeo divulgado pela própria Confederação, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, afirmou que o árbitro Braulio da Silva Machado (SC) errou ao marcar o pênalti a favor do time paulista, que acabou perdendo a cobrança. O goleiro Léo Jardim defendeu a finalização de Wellington Rato.

No lance, no fim do primeiro tempo, após passe de James Rodríguez, a bola bateu na mão do zagueiro Léo dentro da área do Vasco. O vascaíno estava com os braços para baixo e pouco afastado do corpo. Ainda assim, Braulio da Silva Machado assinalou o pênalti, que foi perdido pelo São Paulo. De acordo com Seneme, o movimento do zagueiro era natural.

– Na nossa visão, o Léo tem um movimento absolutamente natural para essa ação. Não consigo visualizar outro movimento de braço que ele possa ter que não fosse esse. Esse braço para baixo, sem muita distância para o corpo, é aceitável. É uma posição natural, sim – afirmou Seneme no “Papo de Arbitragem” da CBF.

– O Braulio está muito bem posicionado. A gente sabe que nas situações de mão, muito da dificuldade é em função do movimento do braço e velocidade da bola. Talvez isso seja a grande dificuldade de quem está no campo. E aqui entra a questão da cabine. A cabine tem os ângulos e todas as ferramentas para interpretar – completou o dirigente, citando o VAR.

No vídeo, também foi apresentado o áudio da comunicação entre o árbitro e o VAR. Os assistentes checaram um possível impedimento no começo da jogada e se a mão de Léo estava dentro ou fora da área, mas não questionaram outros aspectos do lance, o que foi criticado por Péricles Bassols, gerente técnico do VAR da CBF.

– Faltaram perguntas que são naturais para achar as considerações. É treinado que eles (árbitros) façam essas perguntas. Não é uma dinâmica de bloqueio. Eles estão chegando para uma posição de disputa. Essas perguntas o VAR não fez – disse Bassols.

Nesta terça-feira, o Vasco formalizou uma reclamação na CBF quanto a arbitragem da partida contra o São Paulo. Além do pênalti marcado para o time adversário, o Cruz-Maltino também questiona uma possível penalidade não marcada em cima de Gabriel Pec ainda durante o primeiro tempo do jogo. Com o empate com o São Paulo, o Vasco chegou aos 27 pontos e se manteve na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues