Parece que as intenções de Valdívia em retornar ao Palmeiras não deram certo. Posteriormente, o chileno não renovou com o Colo Colo, aparentemente no intuito de receber sondagens do Alviverde. Todavia, a ação não saiu como esperado, pois o clube brasileiro até chegou a comentar o suposto retorno do camisa 10, mas não o priorizou. Sendo assim, o Mago ficou aberto ao mercado e acabou fechando com o mexicano Monarcas.
Sobretudo, é a primeira vez que craque atuará no futebol do México. Eventualmente, é a oitava equipe a qual integra em sua carreira, onde sua passagem de maior destaque se deu no Palmeiras. Além das equipes, também se destacou na Seleção Chilena, no qual conquistou a Copa América de 2015.
Pode-se dizer que Valdívia seja um dos atletas mais badalados da América Latina. No Colo Colo desde 2017, o atleta surpreendeu ao optar por não renovar com a equipe. Especulou-se que o time até tentou uma renovação, porém não obteve sucesso. Ao que se sabe, o jogador e seu empresário recusarem uma proposta que viabilizava um contrato de um ano com hipótese de prorrogação. Desse modo, o clube acabou desistindo da negociação.
https://twitter.com/FuerzaMonarca/status/1213248677474709507?s=20
PREPARAÇÃO
Após terminar a Liga MX na sétima colocação, o Monarcas avançou as fases eliminatórias e acabou sendo eliminado pelo Club América nas semifinais. Nesse ínterim, a equipe segue em preparação para o ano de 2020 e já treina com seu elenco principal.
Além de Valdívia, o clube também fechou com Cezar Huerta. Todavia, estreará no próximo dia 11/01 a clausura da Liga MX diante o Toluca, ás 00h00 (horário de Brasília). Em seguida, pegará o atual campeão da competição Monterrey, no dia 18/01 ás 20h00 e por fim estreia na Copa do México em 22/01, ente o Cafatelaros de Tapachula, ás 22h00.


