Carlos Roberto de Oliveira, se tornou o maior ídolo da história do Vasco da Gama. O jogador dedicou sua vida ao clube por exatos 29 anos, como atleta e presidente. Em sua trajetória pelo clube, foram 708 gols marcados em 1.110 partidas disputadas. Devido a toda dedicação o clube prestou uma homenagem ainda em vida ao ídolo com uma estátua que fica localizada em São Januário, estádio do Vasco da Gama.
Roberto, chegou aos Cruz-maltino em 1969, quando Gradim (um olheiro da época), levou o jovem garoto de 15 anos para fazer um teste em São Januário. A princípio o jogador foi a sensação ao marcar gols de cabeça.
Em 25 de novembro de 1971, Roberto foi substituto de Gilmar Nunes na partida contra o Internacional. Neste mesmo jogo o garoto marcou o gol que garantiu a vitória do Vasco e além disso, ainda ganhou o apelido que levou para sua trajetória, após o “Jornal Sports” colocar como manchete “Garoto-Dinamite explodiu”. Desde então, Roberto de Oliveira passou a ser chamado de Roberto Dinamite.Em 1973, Roberto assinou seu primeiro contrato com o clube.
Em 1974 o craque ajudou a equipe do Vasco a conquistar seu primeiro título do Campeonato Brasileiro. Roberto, foi artilheiro desta edição, com 16 gols. Três anos depois, Dinamite foi fundamental para a conquista dos dois turnos do Campeonato Carioca, em 1977. Em alta no Vasco, o jogador foi transferido para o Barcelona em 1980, mas pouco se jogava no time europeu e desde então, a torcida carioca pediu a volta do jogador que ocorreu três meses depois.
Em 10 de novembro de 1982, Dinamite marcou seu gol de número 500 no empate de 1 a 1 entre Vasco e Volta Redonda, em São Januário. Ano também que o Cruz-maltino conquistou o Campeonato carioca. Por dois anos consecutivos 1987 e 1988, Roberto ajudou o Vasco a conquistar o campeonato carioca, ambas contra o Flamengo.
Entre idas e vindas, Dinamite voltou a São Januário em 1992 quando fez sua última passagem pelo Vasco da Gama. Neste mesmo ano, o clube conquistou mais um Campeonato Carioca, em 26 de outubro.
Em março de 1993, Roberto realizou sua despedida oficial dos gramados, a partida ocorreu no Maracanã e por sua vez, Dinamite foi o capitão da partida no amistoso contra o La Corunã.
https://twitter.com/VascodaGama/status/1612119700405735429?t=0Ejlb_Lf9J5-XNqZOrZztA&s=19
Dinamite e presidência do Vasco
Em 2003, o ídolo do Vasco se candidatou pela primeira vez para presidente do clube, porém acabou sendo derrotado para Eurico Miranda, seu então eterno rival. Fato esse que ocorreu três anos após a primeira disputa, mas devido algumas irregularidades a justiça concedeu a vitória de Roberto Dinamite, que permaneceu no cargo até 2014. Devido a sua grande trajetória no clube, em abril de 2022, Roberto foi homenageado com uma estátua, em São Januário.
Divulgação: Daniel Ramalho/Divulgação/Vasco da Gama