Top 5 ídolos do futebol: Santos

Falar em Santos e não lembrar de pelo menos uns 10 nomes para montar uma seleção de ídolos, não é nada muito difícil, afinal, o Alvinegro Praiano revolucionou a forma como o futebol foi praticado no Brasil nos anos 50, e boa parte deste time, ajudou a formar esquadrões que dominaram o mundo da bola nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e também em 1970.

Confira a lista feita pelo portal Futebol na Veia com os cinco maiores ídolos do Santos Futebol Clube.

1-Neymar

O menino Ney é o primeiro nome a ser colocado aqui, pois é o mais recente ídolo da história do Peixe. Revelado em 2009 pelo time de Santos, o atacante fez parte da terceira geração dos Meninos da Vila, e ao lado de Paulo Henrique Ganso, entre 2010 e 2012, conquistaram praticamente tudo o que disputaram com a camisa do Alvinegro Praiano.

No primeiro ano jogando como titular, Neymar faturou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, em um dos esquadrões mais ofensivos da história recente do futebol brasileiro. Naquele ano, o Santos, sob o comando de Dorival Júnior, marcou nada mais nada menos do que 129 gols em 47 partidas, média de quase três gols por jogo.

Neymar marcou 136 gols, em 225 partidas, e é o quarto maior artilheiro da história do Santos.

2-Dorval

Seguindo com a lista, vamos dar espaço ao saudosismo, e colocar em ordem, o quarteto mais fantástico da história do futebol brasileiro, capaz de calar uma La Bombonera lotada, no primeiro título da Libertadores de um time brasileiro em 1962, capaz de parar uma guerra entre facções na África.

E vamos seguir com um dos maiores pontas direita da história do futebol brasileiro. Dorval passou pelo Santos em duas oportunidades, a primeira entre 1957 e 1964, a segunda entre 1965 e 1967. Neste ínterim, o atacante venceu duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, nada mais nada menos do que cinco Campeonatos Brasileiros e incríveis seis Campeonatos Paulistas. Pelo Alvinegro Praiano, Dorval disputou 612 partidas, e marcou 198 gols.

3-Coutinho

Coutinho estreou pelo Santos com apenas 14 anos. Antônio Wilson Honório foi um dos maiores parceiros de Pelé, e marcou 368 gols em 457 jogos pelo Peixe, além de ídolo do clube, Coutinho ficou marcado como o camisa nove daquele esquadrão lendário, e que é objeto de estudo dos filósofos da bola até hoje.

Os números de Coutinho impressionam, pois, seus números demonstram que o atacante poderia ser o maior artilheiro da história dos quatro grandes times da capital de São Paulo.

4-Pepe

Se autodeclara como maior artilheiro da história do Santos com 403 gols. Mas aí você deve estar se perguntando, mas e o Pelé? Bem, segundo a fala do próprio Pepe, “esse aí não conta, pois é um extraterrestre”. Sendo assim, o Canhão da Vila, como era conhecido, alcançou esta marca histórica em exatas 741 partidas pelo Alvinegro Praiano, e também seria facilmente o maior artilheiro da história de qualquer outro rival do Santos em São Paulo.

5-Pelé

Era até óbvio que essa lista fecharia com o maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube, e o maior futebolista que este mundo já viu. Pelé marcou 1091 gols com a camisa do Alvinegro Praiano e foi protagonista de uma das maiores e mais revolucionárias gerações que o mundo do futebol já presenciou.

Ao lado dos seus companheiros de ataque, já citados nesta lista, Pelé venceu seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, um título da Recopa dos Campeões, dez Campeonatos Paulistas, três Torneios Rio-São Paulo, em 1116 jogos com a camisa do Peixe.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.