EXCLUSIVO! Paulinho Kobayashi revela ‘segredo’ para sucesso do Ferroviário-CE

Após cinco rodadas do Campeonato Brasileiro da Série D, apenas um time continua invicto, e com 100% de aproveitamento na competição. Trata-se do Ferroviário do Ceará. O Ferrô venceu todos os seus jogos até o momento, e é líder isolado do Grupo A2 com 15 pontos ganhos. Na estreia, o Tricolor bateu o Fluminense do Piauí por 2 × 0, em casa, bateu o Cordino do Maranhão, fora, por 1 × 0, venceu o Tocantinópolis, e o Caucaia, também por 1 × 0, jogando as duas em casa seguidamente, e na última rodada, bateu o time do Atlético do Ceará, no clássico cearense por 2 × 0.

Os destaques do time do Ferroviário são Alisson, e o artilheiro Ciel, que marcaram dois gols cada. O Ferrô tem sete gols a favor e ainda não tomou nenhum no Brasileirão da Série D, e vai despontando como um dos favoritos a brigar pelo acesso à Série C em 2024. Treinado pelo experiente Paulinho Kobayashi, ex-atacante que teve passagens de destaque pelo Santos, em 1994, e também pela Ponte Preta, em 1996, o comandante falou sobre este momento positivo do time com exclusividade ao Portal Futebol na Veia.

Paulinho inicia dizendo que apesar da boa fase, o treinador tem falado muito com os atletas para não se deixar levar pelos resultados, e continuarem focados no maior objetivo do clube, a qual é a classificação para a próxima fase do Brasileirão Série D. Por estar ainda no começo da competição, o comandante do Ferroviário prega muita humildade e espera que o seu time mantenha o foco, para continuar produzindo e conquistando as vitórias para primeiramente se classificar para a segunda fase, e depois buscar o acesso para a Série C.

“Bom, primeiro em relação ao emocional dos jogadores, eu tenho falado muito pra eles que não ganhamos nada ainda, nós temos teus pés no chão, humildade, principalmente porque é início de competição, ainda temos o mata-mata onde decidiremos realmente a classificação. A princípio nós temos que buscar a classificação. Então independente das vitórias, nós temos que ter a consciência que precisamos sempre estar produzindo para conseguir ganhar os jogos. É importante somar pontos para ter a vantagem, porque no no mata-mata a decisão é em casa. Então é importante essa somatória de pontos. Mas com humildade e pé no chão”, afirma Paulinho.

Técnico do Ferroviário fala da relação com experiente Ciel

Artilheiro, líder e exemplo para os mais jovens. Ciel é a personificação do capitão em campo, e tem ajudado muito no trabalho desenvolvido por Paulinho Kobayashi junto aos atletas mais jovens, seja para orientá-los em campo, seja para manter os jogadores motivados em meio a difícil logística e sequência de jogos que a Série D imprime na competição. Por conta do distanciamento de alguns estádios, e do curto espaço de tempo entre um jogo e outro, além de marcar gols, o atacante tem assumido um papel importante para manter o grupo unido.

Sobre trabalhar com Ciel, Paulinho revela que o atacante é um pilar importante no equilíbrio do grupo, e que é um exemplo para os mais novos. No auge de seus 40 anos, o centroavante demonstra em campo, aquilo que o resto do time precisa fazer para continuar vencendo e sonhando alto na Série D do Brasileirão.

“Em relação ao Ciel, tem um profissionalismo enorme, então eu não preciso muito para poder fazer com que ele jogue esse bom futebol que ele tem, mesmo porque nos treinamentos ele é muito dedicado, ele é um atleta que até ajuda os companheiros incentivando, e motivando. Isso é importante principalmente pelo profissionalismo dele e faz com que me ajude nos treinamentos dos jogadores mantendo a motivação de chegar à idade dele e ainda estar jogando futebol em alto nível”, disse o treinador.

Paulinho falou também sobre a dificuldade em manter o elenco inteiro mediante a sequência de jogos, e também das longas distâncias que o Ferroviário precisa percorrer para poder jogar, e que agora, a preparação da equipe está voltada principalmente para a parte tática, e técnica, já que segundo as palavras do próprio treinador, o time está bem fisicamente, e apesar das dificuldades logísticas, tem se apresentado bem, com intensidade e entrega do início ao fim dos jogos.

“Penso que o ideal é recuperar mais os jogadores dentro da parte física. Fisicamente os jogadores já estão preparados, então eu entendo que agora é só o mais na parte tática, posicionamento descanso, recuperação para que a gente possa aí conseguir fazer o maior número de pontos possível”, afirmou Kobayashi.

Paulinho Kobayashi projeta próximo compromisso do Ferroviário

O Ferrô volta ao campo nesta quarta-feira (7), às 20h (horário de Brasília), diante do Parnahyba, no Ceará. Para o técnico do Tricolor, o jogo será complicado, pois o time piauiense é forte, pressiona muito a saída de bola, e vem motivado por estar na 2ª colocação da chave, com dez pontos ganhos, e quer se aproximar do time do Ferroviário. Paulinho Kobayashi afirma que estudou o adversário, e que seu time está preparado para fazer mais um grande jogo, se impondo em casa para conseguir mais uma vitória na competição, e seguir firme rumo à classificação.

“Em relação ao nosso adversário, o Parnahyba, é um adversário difícil, um adversário que pressiona muito a bola, adversário que marca muito bem, e eu entendo que nós vamos encontrar dificuldade assim como nos outros jogos, mas eu acho que o importante é nós mantermos a nossa pegada, humildade, e que prevaleça também o nosso mando de campo.Vamos jogar em casa e nós temos que nos impor para buscar o resultado”, disse o treinador.

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.