Sylvinho, ex-Corinthians pode fazer história com desconhecida seleção europeia; entenda

Sylvinho, ex-lateral-esquerdo e técnico do Corinthians teve uma passagem de pouco brilho pelo Alvinegro de Parque São Jorge durante sua trajetória como comandante do time. Foram 43 jogos treinando o Timão, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Sua demissão aconteceu após derrota para o Santos pelo placar de 2 x 1, em Itaquera, em jogo válido pelo Campeonato Paulista da temporada passada. Sob o comando do ex- jogador corintiano, o Timão marcou 42 gols e sofreu 40, entretanto, o baixo rendimento do time e a falta de experiência do profissional, acabaram pesando para o seu desligamento.

Após praticamente um ano sem trabalhar em nenhum outro time, Sylvinho aceitou outro grande desafio para sua carreira. O ex-treinador do Corinthians é técnico da seleção da Albânia, país que fica localizado na Península dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Sem ainda nenhuma grande representatividade na história do futebol, a melhor campanha do país foi a classificação para a Eurocopa de 2016, na França.

Na época, o time albanês tinha um grupo muito complicado, com os donos da casa, a Romênia e a Suíça como adversários. Mesmo assim, o pequeno país surpreendeu, e no último jogo da primeira fase bateu os romenos por 1 x 0, e por pouco não se classificou para as oitavas de final da competição naquele ano. Sete anos depois, e a Albânia pode repetir o feito sob o comando de Sylvinho.

O país é o segundo colocado da sua chave nas eliminatórias para a Euro de 2024 com seis pontos. Após estrear perdendo para a Polônia por 1 x 0, venceu duas partidas em sequência, a Moldávia por 2 x 0, e as Ilhas Faroé por 3 x 1. Neste momento a Albânia estaria se classificando para o maior torneio de seleções do continente.

Sylvinho aposta na multiculturalidade para fazer história pela Albânia

O time albanês é apenas o 68º na posição do ranking da Fifa, porém, a direção da federação local acredita no trabalho de Sylvinho e de seu corpo técnico multicultural para fazer história e classificar o país para a sua segunda Eurocopa na história. Ao seu lado, o treinador contra com o brasileiro Doriva, ex-treinador do Ituano, e do Vasco, e já era seu auxiliar no Corinthians, e o argentino Pablo Zabaleta, lateral de Copa do Mundo em 2014, e teve destaque principalmente, no Manchester City.

No meio de tantos compromissos e responsabilidades, Sylvinho deixou esposa e filho em Portugal, na cidade do Porto, local onde vivia após ter deixado o Timão, e foi morar num hotel em Tirana, capital da Albânia, posicionado entre o CT da federação local, onde passa grande parte de seu tempo, e a Arena Kombëtare, estádio inaugurado em 2019 que recebe os jogos da seleção, tem capacidade para 22 mil torcedores e já foi palco de final da Conference League em 2022, entre Feyenoord e Roma.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.