Corinthians e Santos se enfrentam na noite desta quarta-feira (21) na Vila Belmiro, na Baixada Santista. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília). Precisando da vitória desesperadamente para sair das posições mais baixas da tabela, o Timão encara o clássico como um jogo decisivo, as vésperas de outro duelo importante, na próxima quarta-feira (28), o Alvinegro de Parque São Jorge enfrenta o time do Liverpool do Uruguai, na Neo Química Arena, e precisa vencer para disputar o play-off da Copa Sul-Americana, já que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não tem mais chances matemáticas de ir para as oitavas de final da Libertadores.
Vivendo uma crise sem precedentes desde o início do ano, com um desempenho abaixo do esperado, o Corinthians tenta juntar os cacos da temporada ruim até o momento e se reerguer. O aproveitamento do time nas dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro foi inferior ao time que foi rebaixado em 2007, o que ligou um sinal de alerta enorme na torcida, que não para de cobrar melhorias no elenco e também uma atuação melhor dos atletas corintianos.
A polêmica da vez envolve a torcida do Corinthians que recebeu o time sob protestos em Santos na noite desta terça-feira (20). O clima ficou tão tenso, que a delegação corintiana teve que voltar para São Paulo por motivos de segurança. Por conta do ocorrido, o jornalista Marcelo do Ó, narrador da Rádio Band News FM, publicou em seu Twitter uma crítica a postura do torcedor corintiano. Conforme publicado pelo jornalista:
“Se o Corinthians cair no final do ano, parte da conta vai para essa horda de desocupados e dos dirigentes que sustentam essa gente e, detalhe, estão no poder”
O post não repercutiu nada bem entre a torcida do Corinthians, que prontamente rebateu as críticas recebidas.
"Essa gente" que não mede esforços pra ver o time jogar dentro ou fora da capital e que tem total direito de protestar pacificamente? Ou "essa gente" que historicamente sempre ergueu o clube, pra chegar até onde chegou hoje?
— Gabriel Salvati (@Gabri_Salvati) June 21, 2023
https://twitter.com/cruyff1sm/status/1671510342436880388
Corinthians tenta melhorar desempenho fora de casa para começar a reagir
Além do clima fora do campo, dentro das quatro linhas, o time do Corinthians não consegue desenvolver o seu melhor futebol, o que reverbera nos resultados do time. Neste Brasileirão, por exemplo, o Alvinegro de Parque São Jorge é o pior visitante da competição. Com cinco derrotas em cinco jogos, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo vai precisar fazer muito mais para vencer o Peixe e conseguir embalar na temporada.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Coringão venceu apenas dois jogos, empatou três e perdeu cinco, mais uma derrota fora de casa pode significar a demissão de Luxemburgo e uma reformulação geral do elenco, as vésperas da abertura da janela de transferências.