De antemão, os sócios do Coritiba aprovaram nesta última quinta-feira (23), a mudança do clube para o modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Assim, a votação ocorreu de maneira online, entre as 10h às 14h.
Dessa forma, ao todo, 4.099 sócios participaram da votação, com 95,4% optando pela transição para clube-empresa. Vale dizer, que o Verdão tinha 11.335 associados disponíveis para votar.
- Sim: 3.902
- Não: 185
- Branco: 5
- Nulo: 7
A princípio, o Coxa transmitiu a Assembleia Geral em seu canal no Youtube. Logo, o resultado foi anunciado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, Jamil Ibrahim Tawil Filho. Assim, agora com o processo tendo sido aprovado, os próximos três passos são: tratamento e a quitação da dívida, estrutura de gestão de excelência e governança coorporativa. Por outro lado, é dito nos bastidores que o clube não vai conseguir um investidor antes de 2023.
Portanto, no atual cenário brasileiro, a grande maioria dos clubes de futebol são entidades sem fins lucrativos. Com a implementação da SAF, as equipes vão poder realizar a transição para empresa, e assim, irão estar aptos para receber investimentos.
Por fim, em novembro, dirigentes da atual diretoria do Coritiba vinham explicando sobre a necessidade de alterar a forma de administrar o Alviverde. Segundo o presidente, Juarez Moraes e Silva, era o único jeito de mudar a realidade do time.
Confira abaixo, a nota oficial do Coritiba:
“Em assembleia realizada nessa quinta-feira (23) o associado coxa-branca, apto a votar, autorizou com 95,47% de aprovação o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club a constituir a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Portanto, o Clube alviverde irá, agora, iniciar os trâmites burocráticos para a constituição desta nova empresa. O resultado da Assembleia Geral Extraordinária de sócios foi fundamental para que o Coritiba possa estar preparado para os benefícios que a Lei da SAF trazem, principalmente em relação:
- – Aos mecanismos seguros e eficientes para o enfrentamento da dívida histórica do clube;
- – Aos melhores modelos de governança e perenidade para a gestão;
- – E à captação de recurso no curto, médio e longo prazo.
Assim, é importante relembrar ao sócio-torcedor coxa-branca que a aprovação da SAF assegura a manutenção da história e imagem do Coritiba Foot Ball Club, garantindo que o clube continue sendo o guardião de questões como símbolo, emblemas, cores, camisas e demais elementos indissociáveis de sua tradição, ao passo que toda e qualquer mudança neste sentido apenas poderá ocorrer com o aval do Clube enquanto associação.
A princípio, a partir das definições, juntamente às estruturas estatutárias internas do Clube e prezando pela transparência na relação com o seu torcedor e com o mercado, o Coritiba no momento oportuno irá anunciar os próximos passos relativos à implementação da SAF.
Dessa forma, com o resultado o Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club agradece a participação e confiança do sócio-torcedor neste momento tão importante na história do Clube, demonstrando o entendimento pelo qual passa o Coritiba e quais são as decisões necessárias para sua modernização e reestruturação.
Conselho Administrativo”.
Foto destaque: Divulgação/ Coritiba