Em suma, a 1909 vai permanecer como nome da marca própria do material esportivo do Coritiba. Desse modo, a decisão ocorreu após votação entre os sócios do clube.
Veja abaixo o percentual de votos para cada opção:
- 1909: 48%
- Coxa: 16%
- Alma Guerreira: 16%
- Green Hell: 8%
- CFC: 6%
- Outra: 6%
Vale ressaltar, que há pouco tempo a diretoria do Coritiba estava conversando com algumas empresas para fechar com a distribuição do material esportivo do Verdão. No entanto, em agosto, os dirigentes voltaram atrás e decidiram manter a marca própria, mas dessa vez, com uma votação para que a torcida escolhesse o nome.
“Por vários fatores se mostrou mais atrativa, principalmente pelo lado econômico em relação às propostas que recebemos”, disse Juarez Moraes e Silva, presidente do Coritiba, à rádio Transamérica.
Sendo assim, o acordo com a fabricante cearense Bomache termina no final deste ano, e já estão acontecendo conversas para a renovação do vínculo. Dentre as empresas que o Alviverde negociou para assumir o papel de fornecer os materiais esportivos do clube estão a italiana Kappa e a espanhola Joma. A primeira inclusive, chegou perto de fechar com a equipe paranaense.
A princípio, a intenção da diretoria Coxa Branca era manter a marca própria para coleções gerais, enquanto a nova fornecedora assumisse o futebol profissional e os juniores. Desse modo, a 1909 é utilizada na equipe desde 2018, na gestão de Samir Namur.
No último balanço financeiro do Coritiba, não foi apontado o faturamento e o lucro com a marca própria. Em 2019, o clube acumulou R$1,9 milhão. Líder da Série B com 45 pontos, o Alviverde enfrenta o Vila Nova, no próximo dia 17, às 19h (horário de Brasília), no Couto Pereira, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Próximos jogos do Coritiba
- Vila Nova: 17/09, sexta, 19h – Couto Pereira
- Vitória: 22/09, quarta, 19h – Barradão
- Guarani: 26/09, sábado, 21h – Couto Pereira
- Confiança: 28/09, terça, 21h30 – Couto Pereira
- Remo: 04/10, segunda, 20h – Baenão
Foto destaque: Divulgação/Coritiba


