Série D: em um mundo “normal”, quem subiria?

Se o mundo estivesse seguindo seu ritmo “normal” e o calendário do futebol brasileiro em perfeito andamento, a edição 2020 do Campeonato Brasileiro Série D iniciaria no início de maio. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o planeta virou um emaranhado de dúvidas e incertezas, a volta dos jogos, neste momento, parece uma realidade distante. Inclusive, por conta dos acontecimentos muitos clubes já anunciaram desistência da competição. Todavia, a 4ª Divisão deste ano tem tudo para ser uma das mais marcantes de todos os tempos, tendo em vista a renovação do formato.

Série D com novidades

Antes de mais nada, esta é uma Série D com novidades. Com o intuito de prolongar a disputa que reúne clubes de todos os cantos do país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) introduziu uma fase preliminar com oito equipes, valendo vaga na fase de grupos. A partir daí, são formados oito grupos com oito times e a competição segue no formato de turno e returno até a definição dos quatro semifinalistas, que ganham vaga na Série C do ano seguinte.

Quem tem chance?

A 4ª Divisão pode também ser chamada de competição mais democrática do futebol nacional sim, afinal, é a única que conta com times de todo Brasil. São equipes dos 26 estados e Distrito Federal brigando por uma oportunidade de acesso. Em contraponto, e por inúmeras razões, são poucas as equipes que realmente têm chance de subir de divisão. Em suma, dos 68 clubes aptos a concorrer ao acesso para Série C, quais entram como favoritos? Joinville, ABC, América-RN e Bangu, são exemplos de equipes tradicionais quem podem se destacar na disputa e, consequentemente, ascender na próxima temporada.

 

https://twitter.com/revistaseriez/status/1235045282275966977

Joinville

A queda do JEC para 4ª Divisão foi muito sentida pelos torcedores do clube tradicional de Santa Catarina no final do ano passado. O time que em 2015 se aventurou entre os 20 grandes da Série A, viveu anos difíceis na sequência. Depois da ascensão, o rebaixamento para Segundona veio em 2016. No ano seguinte um novo rebaixamento, e até conseguiu se manter na Série C por duas temporadas, entretanto a queda para o último escalão foi inevitável. Por isso, o se apresenta como favorito na briga pelo tão almejado acesso.

ABC-RN

A 4 Divisão dessa temporada conta com o ABC como um dos favoritos, visto que é um clube de grande tradição no futebol brasileiro. Após vencer a Série C de 2010, o time do Rio Grande do Norte ficou uma década alternando entre 2ª e 3ª divisões, até ser rebaixado no passado para a última. Portanto, será uma grande missão para a equipe potiguar voltar para a Terceirona em 2021.

 América-RN

O América-RN é outro time tradicional do futebol potiguar que pode subir da 4ª para 3ª divisão nessa temporada. A última vez que a equipe esteve na Série C foi em 2016, desde então são três temporadas lutando pela ascensão no futebol nacional.

Bangu

Em retrospecto, o Bangu já foi vice-campeão brasileiro em 1985, mas as últimas décadas não têm sido muito satisfatórias para o clube do Rio de Janeiro. Ainda que os cariocas só tenham se classificado para disputar a 4ª Divisão nacional em uma única ocasião nos últimos 10 anos, a tradição da equipe carioca é combustível nessa saga em busca do acesso à 3ª Divisão do brasileiro.

Foto Destaque: Reprodução/ Lucas Figueiredo/CBF

Dara Oliveira

Dara Oliveira

Amapaense. Jornalista. Atualmente divido meu tempo entre a redação esportiva e assessoria de imprensa. Além disso, tento assistir jogos de futebol, ler livros e dormir nas horas vagas.