Sereias da Vila sofrem baixas nas categorias de base

A princípio, na última segunda-feira (26), o Santos anunciou a chegada de Sandra para o comando das Sereinhas da Vila. Anteriormente, o time anunciou a demissão do técnico Felipe Freitas. De acordo com o comunicado do Peixe, a demissão fez parte da reestruturação do departamento de futebol das Sereias da Vila. Além de Felipe, a coordenadora Thais Picarte também deixou o clube.

Assim, a movimentação nas categorias de base ocasionou a saída de 11 atletas: Ana Ju, Isa Cabral, Luana, Ana Luiza, Maria Pimenta, Miracatu, Lívia Mathias, Kamile, Amanda Dias, Barbosa, Gabi Medeiros e Miracatu. Com isso, o clube se manifestou através de nota oficial. Vale destacar que Amanda e Ana Lu são convocadas para a seleção sub-17.

Confira na íntegra a nota do clube:

“As atletas deixaram o Santos FC pois aceitaram propostas de outras equipes. No momento, o Clube não consegue ofertar contratos de formação e ajuda de custo para todas as jogadoras da categoria. Todas que saíram receberam ofertas onde entenderam que era o melhor destino para a próxima temporada. 

O foco da atual gestão do Santos FC é poder organizar a casa para, no futuro, poder oferecer tudo o que rege o contrato de formação e ter mais segurança com as meninas da base.

Lembrando que o principal papel da base do clube é formar. Obviamente queremos reter o maior número de talentos vindos da base, porém, ainda não conseguimos ter a segurança do contrato de formação e propor uma ajuda de custo para todas as atletas da categoria.

O Santos FC agradece aos pais e responsáveis pelo empenho em todas as competições que as atletas defenderam a camisa do clube na última temporada e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. O clube fica feliz em saber que todas as jogadoras irão continuar em formação, mesmo que em outras equipes”.

Sereinhas com Felipe Freitas

Certamente, Felipe teve uma boa passagem no comandas das categorias de base das Sereias da Vila. Ao todo, foram 23 jogos com 15 vitórias, três empates e cinco derrotas. Sendo assim, um aproveitamento de 67%. De acordo com o portal OGol, as Sereinhas marcaram 47 gol e sofreram 20 e, dessa forma, conquistaram o título do Paulista sub-17.

Reestruturação na base santista

Contudo, na semana passada, o Peixe anunciou Sandra Santos como a nova treinadora das Sereinhas. Vale lembrar que a nova técnica era gerente da base feminina e comanda o projeto Meninas em Campo. Portanto, Sandra irá treinar as equipes sub-18 e sub-16 nas próximas competições nacionais, que, inclusive, o clube confirmou participação.

O Santos está em processo de renovação com o projeto que acabou no início deste ano. O novo contrato ainda está sendo negociado, e a expectativa é de um acordo em breve. Aliás, o acerto vai também determinar a montagem da comissão técnica de Sandra.

Subida para o time profissional

Luana era uma das jogadoras mais queridas pela torcida santista e era cotada para subir ao time de Coach Lessa. A lateral-direita Lívia também era cotada para a equipe profissional, já que no elenco apenas Bruninha é lateral de ofício, e a técnica das Sereias da Vila tem improvisado Maria Dias no setor. Após a vitória sobre o Napoli por 5 x 0, pelo Brasileirão, Coach Lessa fez uma análise do que vem sendo feito.
“Eu estou participando bem pouco dessa situação toda (evolução). A única coisa que eu peço são jogadoras, eu preciso de jogadoras. Se conseguirmos trazer o máximo da base para o clube, porque não podemos contratar, então isso vai ajudar muito a gente. São jogos quarta e domingo, só que eu ainda não estou por dentro, vamos trabalhar isso essa semana. Estamos aqui para ajudar”, disse a técnica.

Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos F.C.

Thaynara Bernardo

Thaynara Bernardo

Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!