Após um dia de folga merecida pela classificação à final da Copa do Brasil com vitória sobre o Corinthians, o São Paulo se reapresentou para trabalhos nesta sexta-feira (18), no CT da Barra Funda. No único treino antes de enfrentar o Botafogo, Dorival Júnior ensaiou como será a equipe que deve ter a estreia de James Rodríguez como titular são-paulino.
O colombiano, aliás, deve fazer também a sua primeira partida no Morumbi neste sábado (19), às 16h (horário de Brasília), no duelo com o líder do Brasileirão. A tendência é de que o treinador preserve forças no confronto, já de olho também no jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana, contra a LDU, na próxima quinta-feira (24).
A atividade desta sexta-feira teve novidades que vão além da presença de James Rodríguez. Recuperado de dores musculares na panturrilha direita, Luciano treinou normalmente com o elenco. Ele ficou fora da vitória sobre o Corinthians, porque estava suspenso, e deve voltar ao time titular contra o Botafogo.
Além do atacante, Patryck, David e Caio Paulista, que se recuperam de lesões, apareceram no gramado e fizeram trabalhos em campo com a fisioterapia. Nenhum deles fica à disposição para o jogo contra o líder, porém.
Dorival adiantou que James deve ser titular ainda na última quarta-feira, logo após a vitória sobre o Corinthians. O treinador afirmou na entrevista coletiva que o planejamento da comissão é que ele possa começar a partida como titular justamente como parte de sua preparação para ficar em condições ideais de jogo.
E neste sábado já tem Tricolor no Morumbi de novo!
🆚 Botafogo
⏰ 16h🏟️ Como sempre, contamos com a força da #TorcidaQueConduz nas arquibancadas!
➡️ Garanta seu ingresso > https://t.co/WhCWQotMbf #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/eHdOa50moG
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 18, 2023
A expectativa é de que ele atue ao menos 45 minutos diante da torcida no Morumbi. Como James vem de um longo período sem atuar desde que ele rescindiu com o Olympiacos, em abril, Dorival e seus auxiliares tratam o seu aproveitamento com cautela. O colombiano estreou e jogou alguns minutos contra o Flamengo, no último domingo. O tempo em campo faz parte do planejamento para que ele acelere a retomada da condição física e de ritmo de jogo.
– O James tem o lado técnico e quando tem a técnica, ele talvez não precise do seu melhor fisicamente falando. Logicamente temos um pouco mais de paciência. Daqui a pouco, o James vai estar numa condição melhor. Pode até iniciar nessa partida seguinte para que possamos ir acompanhando a sua evolução e vendo a sua melhora até se sentir confortável e recuperado – disse Dorival.
Com James e Luciano, Dorival deve escalar um time alternativo e não totalmente reserva, como foi contra o Flamengo. Alguns jogadores mais desgastados podem ser preservados do confronto. São os casos de Rafinha, Lucas Moura e Calleri. Todos eles devem ser opções de Dorival no banco de reservas neste sábado. A ideia é que eles descansem e estejam em plenas condições para enfrentar a LDU na altitude de Quito.
A escalação provável do São Paulo tem: Rafael; Nathan Mendes, Beraldo, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Michel Araújo e James Rodríguez; Luciano e Juan.
Finalista da Copa do Brasil, o São Paulo é o nono colocado no Brasileirão, com 27 pontos. Neste sábado (19), às 16h (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Botafogo no Morumbi na abertura do segundo turno. Depois, na quinta-feira (24), a equipe tem pela frente a LDU em Quito, no duelo de ida das quartas de final da Sul-Americana.