Enfim, foi encerrada a negociação entre São Paulo e Grêmio, envolvendo uma troca entre os atacantes Luciano e Éverton. As duas equipes vinham conversando há alguns dias sobre essa transação, que se encerrou depois de ambas as partes abrirem mão de algumas exigências.
Apesar do acordo, a concretização da troca ainda depende de alguns mínimos detalhes: uma troca de documentação entre os clubes e aprovação nos exames médicos.Os dois viajam para seus novos clubes já nesta terça-feira (19).
TROCA CONFIRMADA! Everton é do Grêmio e Luciano é do São Paulo. E aí, torcedor, quem se deu melhor nessa? #MercadoFOX pic.twitter.com/brBgeXPdgb
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) August 18, 2020
ENTENDA OS DETALHES DA TROCA ENTRE ÉVERTON E LUCIANO
Pelo fato de não haver dinheiro envolvido, o São Paulo teve que ser cauteloso para não sair desfavorecido. Isso porque o Tricolor Paulista é detentor dos 100% dos direitos econômicos de de Éverton Cardoso. Por outro lado, os gaúchos eram donos de apenas 50% da parte de Luciano.
Desta forma, o acordo será que 50% dos direitos econômicos do Luciano serão repassados ao São Paulo. A outra metade pertence ao Leganes, da Espanha. Por outro lado, o Grêmio agora é dono de 50% dos direitos de Éverton.
TRICOLOR PAULISTA REDUZ A FOLHA SALARIAL
O desfecho dessa negociação foi economicamente viável para o São Paulo. Isso porque Éverton possuía um alto salário no clube, e assim sua saída irá causar uma redução na folha salarial. Além do mais, Luciano chegará recebendo menos.
Taticamente falando, os dois clubes parecem que se beneficiarão. Éverton agrada o técnico Renato Gaúcho há tempo, que, inclusive, já declarou sua admiração pelo seu futebol. Com a saída de Everton Cebolinha para o Benfica, a ponta esquerda está livre para que o atacante possa buscar seu espaço na equipe titular.
Já o São Paulo, a média de idade caiu no ataque: Éverton tem 31 anos e Luciano, 27 anos. Não obstante, o tempo de contrato possuirá um tempo mais extenso e além do mais, pagando menos do que estava pagando.
Além disso, o técnico Fernando Diniz gosta muito de Luciano, com quem trabalhou no Fluminense, em 2019, quando ele teve sua fase mais goleadora da carreira, com 15 gols em 31 jogos. Ademais, a chegada do atacante foi aprovada pelo comandante do clube do Morumbi.



