Nesta sexta-feira (22), a CBF realizou o sorteio do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20. Com isso, o Santos conheceu seus adversários na disputa. A saber, a competição tem início previsto para 3 de maio e término em 2 de julho.

Quem o Santos enfrenta?

A princípio, as Sereinhas da Vila integram o Grupo F, ao lado de Ceará, Botafogo e Esmac. Assim como o torneio Sub-17, a primeira fase terá sede fixa em Santana de Parnaíba.

Ademais, o Grupo A conta com São Paulo, Cuiabá, Minas Brasília e Atlético-GO. Por outro lado, o Grupo B integra Corinthians, Juventude, Avaí Kindermann e Botafogo-PA. Em contrapartida, o Grupo C vem com Ferroviária, Atlético-MG, Vasco e Fortaleza.

O Grupo D, por sua vez, conta com Internacional, América-MG, Coritiba e Grêmio. Por fim, Fluminense, Flamengo, Goiás e Cresspom integram o Grupo E.

Brasileirão Feminino Sub-20: como funciona?

Em suma, serão 24 times divididos em seis grupos. A saber, os seis primeiros colocados da edição anterior se tornaram cabeças de chave. Caso siga o mesmo formato do Brasileirão Sub-18, o líder de cada grupo avança para a próxima fase. Além disso, os dois segundos melhores colocados geral também.

Então, as equipes são colocadas em mais dois grupos de quatro times casa. Logo, os dois melhores colocados de casa chave disputam a semifinal e, posteriormente, quem passar vai à grande final.

Novas categorias para o futebol feminino

Em suma, este será o primeiro ano das novas categorias adotadas pela CBF. Nesse sentido, as categorias sub-17 e sub-20 substituem, respectivamente, as divisões sub-16 e sub-18.

Portanto, a iniciativa aumenta a idade limite de inscrições de atletas. Ou seja, possibilita que os clubes e as jogadoras deem continuidade ao processo de formação e desenvolvimentos de jovens talentos.

Brasileirão Feminino Sub-18: Santos já venceu?

De acordo com o portal OGol, a competição nacional teve apenas três edições. Dessa forma, o Internacional foi a primeira equipe a levantar a taça, em 2019, sobre o São Paulo. No ano seguinte, o Fluminense venceu, nos pênaltis, as Gurias Coloradas. Já em 2021, as Soberaninhas foram superiores ao Corinthians e levantaram a última taça do formato antigo.

Foto Destaque: Divulgação/ Thais Magalhães/CBF.

Thaynara Bernardo
Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!