Retrospectiva 2021 do Coritiba: Eliminação no Paranaense, acesso na Série B e SAF em pauta 

Em suma, a temporada 2021 do Coritiba foi de altos e baixos. Após o rebaixamento no Brasileirão, o Coxa acumulou ainda outra decepção no Campeonato Estadual e na reta final da Série B, que terminou com o retorno à elite. Assim, o Futebol Na Veia separou cinco momentos no ano que marcaram a trajetória do Alviverde, nesta temporada.

Cinco momentos marcantes do Coritiba em 2021:

5 – Eliminação no Paranaense 

De antemão, a edição do Brasileirão 2020 terminou neste ano devido a pandemia do novo coronavírus. Desse modo, o Coritiba acabou sendo rebaixado para a Série B. Contudo, a equipe comandada pelo recém contratado Gustavo Morínigo sofreu um duro golpe logo no começo da nova temporada. Afinal, o Coxa acabou sendo eliminado na 1ª fase do Campeonato Paranaense, algo que não acontecia desde 1988. 

4 – Queda na Copa do Brasil 

A princípio, os torcedores do Coritiba esperavam uma boa campanha na Copa do Brasil, mesmo sabendo das dificuldades que a equipe se encontrava. Porém, a eliminação diante do Flamengo escancarou as deficiências técnicas que o elenco possuía, além de pressionar Morínigo ainda mais no cargo, depois de um começo não tão positivo na Série B. 

3 – Vitória sobre o Vila Nova 

Em primeiro lugar, a partida diante do Tigre representava muita coisa. Pois, em caso de derrota, dificilmente o treinador paraguaio continuaria a frente do Coxa. Além disso, a ocasião marcou o retorno do zagueiro Henrique com a camisa do Alviverde. 

No final, os paranaenses venceram por 1 x 0, com gol de Igor Paixão. E após isso, deslancharam na Série B, engatando uma sequência de resultados positivos, que os levaram a liderança da competição. Foi a grande “mudança de chave” na temporada do clube. 

2 – Acesso contra o Brasil de Pelotas 

Como dito anteriormente, o Verdão liderou a Série B por várias rodadas. Mas, na reta final o time acabou oscilando, fazendo com que a 1ª posição fosse perdida para o Botafogo. Por outro lado, o encontro diante do Brasil de Pelotas (RS), era o último passo para garantir o acesso à elite nacional. 

Dessa forma, o Coxa venceu por 2 x 1, e precisou contar apenas com o tropeço do CRB para poder soltar o grito da classificação. Essa também foi a última vitória do Coritiba no torneio. Pois, a equipe viria a ser derrotada nos dois jogos finais contra CSA e Ponte Preta, respectivamente. 

1 – Votação para SAF 

Por fim, o último momento na lista é a votação que irá acontecer na próxima quinta-feira (23), para decidir se o Coritiba vai se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ou não. A atual diretoria crê que os sócios vão votar pela mudança. Assim, o clube poderá receber aporte financeiro de investidores e verbas auxiliares para poder quitar ou diminuir suas dívidas. 

Foto destaque: Divulgação/Coritiba

Cristian Moraes
Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Turim ou Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!