Confronto mineiro na fase de grupos da maior competição da América Latina. Atlético e América, ambos de Minas, foram sorteados no mesmo grupo D da Libertadores. Além disso, Independiente Del Valle, do Equador, e Deportes Tolima, da Colômbia, completam a chave. Bem como aconteceu entre Corinthians x Boca Juniors, você vai conferir nesta matéria, cinco grandes confrontos entre o galo e o coelho.
Atlético – MG x América – MG: Jogos históricos
1948 – Gol do Guarda
Antes de tudo, o “clássico das multidões” começa a ser disputado em jogo oficial, em 1948. Dessa forma, valendo o Campeonato Mineiro daquele que foi vencido pelo decacampeão. Além de ter sido o primeiro confronto oficial, algo inusitado aconteceu. O jogo estava 2 x 1 para o coelhão, quando no terceiro gol, Murilinho chutou de fora da área e a bola bateu em um guarda municipal e morreu no fundo das redes. O gol sendo confirmado pelo árbitro inglês John Barrick, sacramentando o título americano.

1958 – Atlético Campeão Mineiro
Assim sendo, o galão da massa estava engasgado por ter perdido o título, em 48. O duelo colocava frente a frente dois campeões de turno. O Atlético-MG do primeiro e o América no segundo. Assim, o jogo de ida foi disputado em 19 de abril de 1959 vencida pelo Atlético, por 1 x 0. Do mesmo modo, o placar se repetiu na volta igualando os títulos de Campeonato Mineiro, em um para cada.

1971 – Campeonato Brasileiro
Em suma, o primeiro duelo de Campeonato Brasileiro aconteceu em 1971. O galo foi campeão pela primeira vez na história, mas o que valeu foi este jogo. Disputado em 7 de agosto no Mineirão, ambos os times empataram em 1 x 1, começando a retrospectiva em brasileiros. Dadá maravilha, um grande atacante, marcou para o alvinegro e Dirceu Alves deixou tudo igual para os americanos. Desse modo, outros confrontos pelo torneio nacional aconteceram.

2001 – América Campeão Mineiro
Jogos malucos. Antes de mais nada, no jogo de ida uma goleada americana por 4 x 1 disputado no Mineirão, em 27 de maio. Depois disso, era muito difícil a virada. Entretanto, ninguém deixava de acreditar que o Atlético Mineiro pudesse ser campeão. Sobretudo, foi em 3 de junho, diante de 46 mil pessoas que quase aconteceu uma virada histórica. Dessa maneira, 3 x 1 para os mandantes, mas foram os visitantes que foram campeões.

2021
Por fim, o clássico das multidões não tinha mais relevância à anos. As finais do Campeonato de Minas Gerais sempre eram disputados entre Atlético e Cruzeiro. Surpreendentenente, o cabuloso não avançou para esta final. Sendo assim, o America Mineiro quase surpreendia o galo. Porém, apesar de um jogo muito complicado, o galo doido foi Campeão por 1 x 0 no agregado. Mas, valeu a força do time do independência, que quase ganha no jogo da volta.

Foto Destaque: Uarlen Valério


