Na manhã desta terça-feira (13), Rafael Ramos, lateral-direito do Corinthians, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no caso de injúria racial contra Edenilson, do Internacional. No entanto, ainda cabe recurso no Pleno do tribunal.
De forma unânime, os auditores da 2ª Comissão Disciplinar do STJD decidiram absolver Rafael Ramos, considerando que as perícias analisadas no processo são inconclusivas. De acordo com a denúncia de Edenilson, o lateral corintiano teria o ofendido de “macaco”.
Segundo o ge, o Internacional ainda estuda recorrer. Em contato com o site, o advogado Rogério Pastl, representante do clube gaúcho no processo, disse que o clube vai esperar o acórdão (decisão por escrito) para decidir se irá recorrer ou não.
Além do STJD, o caso corre na Justiça comum, onde Rafael Ramos se tornou réu. No fim de agosto, o Ministério Público apresentou a denúncia ao juiz Marco Aurélio Martins Xavier, da 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central da Comarca de Porto Alegre.
Após receber a notícia de sua absolvição, Rafael Ramos falou à Corinthians TV sobre o caso.
“Eu estou aliviado. Não foi fácil o que eu passei. Nunca tinha passado por uma situação parecida, então nunca tinha vivenciado algo tão difícil na minha vida, eu acho. Eu tentei sempre, como todos viram, deixar de lado, dar o meu melhor no campo e ser o que sempre fui. Me sinto muito aliviado por ter tirado esse peso em cima de mim nesse momento. Foram semanas nada fáceis, meses”, disse Rafael Ramos.
Além disso, o Corinthians também soltou uma nota para repudiar atos racistas na sociedade.
“O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas”, diz a nota corintiana.
O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (15), pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasilcontra o Fluminense, . Após sofrer uma lesão, Rafael Ramos deve estar à disposição do time.
Foto Destaque: Silvio Avila/Getty Images


