Rafael Ramos vira réu por injúria racial contra Edenilson

O lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, se tornou réu em processo criminal por conta de uma suposta injúria racial contra o volante Edenilson, do Internacional.

O caso aconteceu no confronto entre as equipes, pela 6ª rodada do Brasileirão, em maio. Na ocasião, após uma disputa entre os adversários, Edenilson acusou Rafael Ramos de ter falado “macaco” em sua direção. O atleta corintiano nega.

Após três meses do acontecimento, o Ministério Público apresentou a denúncia ao juiz Marco Aurélio Martins Xavier, da 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central da Comarca de Porto Alegre.

“O fato contido na peça acusatória foi veiculado em imagens, captadas, inclusive, em rede nacional: ainda que passíveis de exame percuciente, na fase probatória, permitem a conclusão da ocorrência substancial do fato e dos indícios da autoria delitiva, atribuída na denúncia. Com efeito, é plenamente viável a pretensão acusatória”, disse o juiz.

Em junho, Rafael Ramos chegou a ser indiciado pela Polícia Civil, mesmo com o laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul dizendo que as imagens eram inconclusivas.

Após a conclusão do IGP, Edenilson se revoltou e mudou o nome de sua conta no Instagram para “Macaco”, além de apagar todas as publicações e postar um story.

“Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta inconclusiva”, desabafou.

Além disso, Rafael Ramos foi detido em flagrante, após o jogo, pela polícia por injúria racial. Após algumas horas, o atleta foi liberado após a fiança de R$10 mil ser paga.

Na esfera esportiva, o caso está sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesse sentido, o julgamento aconteceria na última terça-feira (30), mas a defesa conseguiu adiamento. Ainda não foi definida uma nova data.

Foto Destaque: Silvio Avila/Getty Images

Gabriel Vicco

Gabriel Vicco

Oi, eu sou o Gabriel Vicco e sou apaixonado por futebol e sempre o tive o sonho de trabalhar com isso. Escolhi o jornalismo por gostar de escrever e me comunicar de várias maneiras. Tenho uma página no Instagram com alguns amigos, o Debate (@debateoficial), onde postamos notícias, análises e coberturas do Brasileirão Feminino. Atualmente, tenho a certeza de que a profissão que mais almejo é o jornalismo esportivo, por isso busco por experiências e pela minha evolução nesse ramo.