A 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores se encerrou nesta quinta-feira (8) com três partidas. No Grupo B, o mesmo do Internacional, o Independiente Medellín bateu o Metropolitanos, da Venezuela, pelo placar de 1 x 0, no Grupo H, o Olímpia venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 x 0 no, jogando em casa, e no Grupo A, o Flamengo venceu o Racing, no Maracanã, pelo placar de 2 x 1, e está a um empate na última rodada, quando enfrentará o Aucas, do Equador, também no Rio de Janeiro, para avançar à próxima fase da competição.
Em relação aos demais times brasileiros, Palmeiras e Athletico Paranaense estão garantidos nas oitavas de final, o Atlético-MG está com sua situação encaminhada, mas vai precisar vencer, ou empatar com o Libertad, fora de casa para não se complicar. Assim como o Fluminense, que apesar de líder de sua chave, perdeu seus últimos dois compromissos na Libertadores, e precisa vencer o Sporting Cristal na última rodada. O único time brasileiro eliminado na fase de grupos é o Corinthians, que em seu último compromisso pelo torneio, vai ter que brigar contra o Liverpool, do Uruguai, para ir às oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Com o fim da 5ª rodada, o site de estatísticas esportivas Sofascore separou os cinco melhores jogadores de acordo com suas notas de desempenho em campo confira:
Maiores Notas Sofascore da rodada 5 da Libertadores 2023! 👏 pic.twitter.com/MVAWvj2aby
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 9, 2023
Índice
Os cinco melhores jogadores da 5ª rodada da Libertadores
Francisco Fydriszewski – Barcelona de Guayaquil
Autor dos dois gols do Barcelona do Equador diante do Palmeiras. O atacante argentino teve nota média de 9,5 e azucrinou a vida dos defensores palmeirenses na noite da última quarta-feira. No primeiro gol, o centroavante recebeu passe em velocidade, e da entrada da área, chutou forte e rasteiro para vencer o goleiro Weverton. No segundo, mostrando oportunismo Fydriszewski se antecipou a marcação e tentou duas vezes antes de marcar.
Bernardo Cuesta – Melgar
O Melgar atropelou o Patronato, da Argentina, e venceu por sonoros 5 x 0 jogando em Arequipa. O destaque maior do time peruano foi Bernardo Cuesta. Atacante argentino de 34 anos, que assim como seu compatriota Fydriszewski, marcou dois gols no confronto diante dos argentinos.
A equipe do Melgar fez um primeiro tempo de gala no Peru, e abriu 4 x 0. Cuesta marclou o primeiro gol, aos oito minutos, em cobrança de pênalti, depois marcou o quarto do time peruano aproveitando cruzamento do lado esquerdo, sua nota final foi 9,5.
Junior Sornoza – Independiente Del Valle
A Lei do Ex se fez presente mais uma vez. Junior Sornoza jogou muita bola pelo Independiente Del Valle contra o Corinthians, e marcou o terceiro gol contra o Timão. O meia passou pelo time de Parque São Jorge entre 2019, e 2020, é bem verdade que em solo tupiniquim o jogador não deixou muita saudade, entretanto, jogando no Equador, o camisa dez é a cabeça pensante de uma das maiores potências do futebol Sul-Americano dos últimos anos. Por conta de seu desempenho contra o ex-clube, Sornoza conquistou nota 9.
Nicola Pérez – Ñublense
O time chileno empatou em gols diante do Aucas, e continua na briga por uma das vagas para as oitavas de final da Libertadores. Jogando fora de casa, o Ñublense segurou a pressão e conseguiu arrancar um ponto valioso jogando no Equador. A exibição do goleiro Nicola Pérez foi fundamental para que o time chileno conseguisse empatar a partida. Os equatorianos finalizaram 25 vezes, destas oito foram em direção à meta do arqueiro, que em noite inspirada, pegou absolutamente tudo, garantindo uma nota de 8,6.
Joaquín Piquerez – Palmeiras
O lateral-esquerdo jogou muita bola diante do Barcelona de Guayaquil. Além de marcar o gol que empatou a partida no Allianz Parque, Piquerez foi ao ataque, criou chances, e ajudou defensivamente, em mais uma atuação sólida do defensor. Com nota 8,6, o jogador foi o melhor defensor da 5ª rodada da Libertadores.