Pré-Libertadores

América-MG está classificado para a Pré-Libertadores pela primeira vez na sua história. A saber, o time acabou o Brasileirão em 8º lugar, com 53 pontos. Assim, conquistou o direito de jogar a maior competição de clubes de todo o continente. Agora, o Coelhão se junta a outros 18 clubes que irão disputar as preliminares da competição, e disputar quatro vagas que restam na fase de grupos. Saiba quais são as equipes, e como funciona.

Primeira fase da Pré-Libertadores

Pré-Libertadores
Olimpia foi campeão da Copa Paraguay, e conquistou quarta vaga. (Foto: Divulgação / Olimpia)

A saber, na primeira fase das preliminares jogam seis equipes, que ficaram apenas com a quarta vaga em suas ligas nacionais. Assim, alguns times já estão definidos, sendo dois gigantes sul-americanos. Primeiro, o Barcelona-EQU, que sempre disputa o título equatoriano, e chegou nas semifinais da Libertadores 2021. O outro é o Olimpia, campeão da Copa do Paraguai.

Pré-Libertadores
Montevideo City Torque bateu o Progreso, e se classificou. (Foto: Divulgação / MCT)

Entre os outros quatro, tem o Montevideo City Torque, do Uruguai, equipe gerida pelo mesmo grupo do Manchester City-ING. Além disso, há dois times mais modestos que já estão confirmados: Universidad Cesar Vallejo, do Peru, e Deportivo Lara, da Venezuela. Ademais, a CONMEBOL aguarda o dono da quarta vaga da Bolívia.

Assim, esses seis clubes se enfrentam em três jogos, ida e volta, que serão sorteados ainda. Os três vencedores, se juntam aos 13 já classificados à segunda fase.

Segunda fase – O América já entra aqui

 

Pré-Libertadores
América-MG se classificou ao bater o São Paulo no Brasileirão. (Foto: Divulgação / AFC)

É na segunda fase das preliminares que os brasileiros entram. Assim, o América-MG e o Fluminense já se juntam a outros 11 times na Pré-Libertadores, dos quais apenas oito estão confirmados neste momentos. Além disso, eles ainda esperam os três vencedores da primeira fase que se juntam para formar 16, uma espécie de “oitavas de final”.

Pré-Libertadores
Estudiantes de La Plata em ação pelo Campeonato Argentino. (Foto: Divulgação / ELP)

Assim, outros oito clubes já estão confirmados nesta segunda fase. A saber, dois grandes times em seus países já se classificaram: Estudiantes de la Plata, da Argentina, e Universitário, do Peru. Além disso, os outros seis são apenas clubes médios: Audax ItalianoEverton Viñas del Mar, do Chile; Universidad Católica do EquadorGuaraní-PARPlaza Colónia-URUMonagas-VEN. Ademais, a CONMEBOL espera uma equipe boliviana, e duas colombianas para a Pré-Libertadores.

Terceira fase

O sorteio terá dois potes, definidos pelas posições dos times no Ranking de Clubes da CONMEBOL, após o término da primeira fase. Assim, oito partidas serão definidas em ida e volta, das quais os oito vencedores passam à terceira fase, uma espécie de “quartas de final”. Aqui sim, serão definidos os quatro times, de 19 iniciais, que vão para a fase de grupos da Libertadores. Os eliminados aqui, vão para a Copa Sul-Americana.

Foto destaque: Divulgação / Alexandre Vidal

Caian Oliveira
Minha paixão sempre foi o futebol. Mas, nunca sonhei em ser jogador. Não, meu sonho de moleque era levar o futebol às pessoas através da Comunicação. E aqui estou, realizando meu sonho.