A Portuguesa-RJ segue lutando para ter o ano de 2020 dos sonhos. Na luta para garantir uma das quatro vagas para a Série C, o time carioca conta com uma mistura de jogadores jovens e experientes. Se o goleiro Renan Costa por exemplo se encaixa no primeiro grupo, sem dúvidas o volante Muniz se encaixa no segundo. Aos 31 anos, o atleta que por anos esteve no Vasco, é uma das principais referências para a Lusa.
Destaque do time comandado por Felipe Surian, o atleta está presente em praticamente todos os jogos do time lusitano. Em quase 100 jogos, Muniz defendeu a equipe em todas as partidas da Série D, se tornando peça-chave na luta do time para estar na terceira divisão na próxima temporada.
“Esse é o grande objetivo de todo o time. Portanto, vamos buscar consolidar esse acesso.“
Fruto da mesma geração vascaína que revelou craques como Alan Kardec e Philippe Coutinho, o experiente meia, todavia, não jogou profissionalmente, devido a idade e a falta de chances. Chegou a atuar em alguns torneios de base, mas só vivenciou a primeira experiência profissional quando foi emprestado ao Bangu em 2010. Permaneceu no time de Moça Bonita até o ano seguinte, quando encerrou o vínculo com o Vasco.
CARREIRA NO PÓS-VASCO
Todavia, depois que deixou o cruz-maltino, o jogador passou por alguns clubes do futebol brasileiro, como o Olaria e a própria Portuguesa(RJ), além da Penapolense(SP), onde apenas chegou a treinar. Entretanto, foi no América(RJ) que o atleta conquistou os primeiros destaques da carreira. Entre 2014 e 2016, atuou por 52 vezes e venceu seu único título enquanto profissional: o Campeonato Carioca da Série B de 2015.
Em dezembro de 2016, acertou o retorno em definitivo para a Portuguesa. Desde então, se tornou destaque do time. Participou de quatro campeonatos estaduais e foi vice-campeão da Copa Rio de 2019, torneio que garantiu uma vaga a quarta divisão do futebol nacional. Estar disputando um torneio nacional era um objetivo do jogador e concretizar a campanha com o acesso, seria, portanto, a realização de um sonho.
“Para nós, é muito importante jogar essa Série D. Quero ajudar o time dentro de campo. Jogo a jogo, vamos buscar a vaga.“
OBJETIVOS E METAS DA PORTUGUESA NA SÉRIE D
Ocupando a sexta colocação de seu grupo, a Portuguesa luta pela classificação as oitavas de final do torneio. Mesmo derrotada no último domingo pelo Mirassol em São Paulo por 1 x 0, o time segue com chances reais no torneio. Portanto, para o próximo duelo diante da Cabofriense sábado(31) às 15:00, Muniz e seus companheiros buscam a vitória para voltar ao G-4 do grupo.
https://twitter.com/portuguesarjofc/status/1320514470041583616?s=21
Foto destaque: Reprodução/ Portuguesa/ Nathan Diniz


