Conheça Pedro Luiz Paoliello, narrador que fez escola na comunicação esportiva brasileira

- Lorde, como ficou conhecido, é considerado um dos maiores nomes da narração esportiva de todos os tempos
Conheça Pedro Luiz Paoliello, narrador que fez escola na comunicação esportiva brasileira

Narrador, comentarista, radialista, diretor, enfim, um jornalista completo. Decerto, Pedro Luiz Paoliello é considerado um dos mais técnicos e completos narradores esportivos da história do rádio brasileiro.

Portanto, segundo o livro “Os Mestres do Espetáculo”, feito através de opinião de jornalistas que conviveram com os personagens, Pedro é o terceiro maior narrador que o rádio do Brasil já teve. Dessa forma, participou de 12 Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Pedro Luiz e uma escola no jornalismo esportivo

Com ampla determinação profissional, fez inovações ao longo da cobertura esportiva e se tornou referência com um jeito único de narrar e agir. Extremamente preciso, narrava os lances em cima das jogadas.

Assim, com seu amplo poder de improvisação e técnica nunca vista antes, alinhadas a um vocabulário excelente e sem repetições, Paoliello fez escola na narração esportiva brasileira.

Leia também

“Pedro era brilhante. Deve ser considerado o melhor de sua época”, afirmou Teixeira Heizer.

“Um cara genial que valorizou a profissão do jornalismo esportivo. Carregou gerações. Valorizou a profissão e criou uma escola”, contou Flávio Prado.

“Sempre improvisou. Nunca escrevia um texto. Era capaz de transmitir qualquer esporte por uma ou duas horas sem parar”, assim definiu Fernando Solera.

“Descrição correta, em cima do lance… Um profissional de rádio e televisão completo. Absurdamente um gênio da comunicação”, exaltou Luis Roberto de Múcio.

Foto destaque: Reprodução/Terceiro Tempo

BetWarrior


Poliesportiva


Eric Filardi
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1izZLGz7it19teR839S0enlfi2W1drJQlmkiw4YDks2w/edit#gid=0

Artigos Relacionados

Topo