Conheça Pedro Luiz Paoliello, narrador que fez escola na comunicação esportiva brasileira

Narrador, comentarista, radialista, diretor, enfim, um jornalista completo. Decerto, Pedro Luiz Paoliello é considerado um dos mais técnicos e completos narradores esportivos da história do rádio brasileiro.

Portanto, segundo o livro “Os Mestres do Espetáculo”, feito através de opinião de jornalistas que conviveram com os personagens, Pedro é o terceiro maior narrador que o rádio do Brasil já teve. Dessa forma, participou de 12 Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Pedro Luiz e uma escola no jornalismo esportivo

Com ampla determinação profissional, fez inovações ao longo da cobertura esportiva e se tornou referência com um jeito único de narrar e agir. Extremamente preciso, narrava os lances em cima das jogadas.

Assim, com seu amplo poder de improvisação e técnica nunca vista antes, alinhadas a um vocabulário excelente e sem repetições, Paoliello fez escola na narração esportiva brasileira.

Leia também

“Pedro era brilhante. Deve ser considerado o melhor de sua época”, afirmou Teixeira Heizer.

“Um cara genial que valorizou a profissão do jornalismo esportivo. Carregou gerações. Valorizou a profissão e criou uma escola”, contou Flávio Prado.

“Sempre improvisou. Nunca escrevia um texto. Era capaz de transmitir qualquer esporte por uma ou duas horas sem parar”, assim definiu Fernando Solera.

“Descrição correta, em cima do lance… Um profissional de rádio e televisão completo. Absurdamente um gênio da comunicação”, exaltou Luis Roberto de Múcio.

Foto destaque: Reprodução/Terceiro Tempo

Eric Filardi

Eric Filardi

Sou um jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e um verdadeiro apaixonado por futebol. Criado em Taboão da Serra e paulistano de coração, trago em mim o compromisso de escrever com profissionalismo e criatividade, mantendo sempre a imparcialidade. Embora tenha meu clube e preferências, viso trazer informações e análises de forma equilibrada.