Parabéns, Craque! Maicon faz 35 anos!

Nesta segunda-feira (14), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia o meia e volante Maicon Thiago Pereira de Souza, também conhecido como Maicon. Dessa forma, o atleta está completando 35 anos. O jogador teve passagens por times nacionais e internacionais. Assim, teve maior destaque no Grêmio, onde venceu a Copa Libertadores da America 

INÍCIO DE CARREIRA

Maicon começou sua carreira no Madureira em 2003, clube onde o jogador fala com todo amor e carinho. Depois de pouco tempo no clube do Rio foi vendido para o Meidericher Spielverein Duisburg, da Alemanha. Assim, ficou lá por dois anos antes de voltar para o Brasil. Em 2011, retornou para o pais do futebol, mais especificamente para o Figueirense, onde se destacou em 2011, quando o clube de Santa Catarina brigou por uma vaga na Libertadores, mas não conseguiu a classificação.

Maicon
Foto destaque: Divulgação / Madureira

SÃO PAULO

Depois de brilhar pelo Figueirense, o meia chegou ao Tricolor em 2012. A princípio, seu primeiro ano no time paulista não foi dos melhores, mesmo assim se destacou nas poucas partidas que disputou. A melhor delas foi no clássico contra o Corinthians. Neste jogo, foi um dos líderes, que jogou com os reservas. Mesmo assim venceram o duelo com dois gols de Maicon.

O ano seguinte, em 2013, foi muito difícil para o Tricolor, que chegou a brigar contra o rebaixamento. A princípio, a chegada de Muricy Ramalho mudaria, finalmente, a trajetória do jogador na “terra da garoa”. Além de ter afastado o clube da degola, Muricy foi fundamental para que Maicon fosse titular. O treinador, além do mais, se disse surpreso com as críticas ao futebol do camisa 18, que, segundo o próprio, “trata bem a bola”. Devido a sua garra e comprometimento sempre recebeu elogios do técnico.

Maicon
Foto destaque: Divulgação / São Paulo

GRÊMIO

O meia chegou ao Grêmio no começo de 2015, vindo de empréstimo do Tricolor do Morumbi. Logo, foram 40 partidas disputadas durante o ano. Com isso, em dezembro do mesmo ano, o jogador acertou sua permanência em definitivo no Rio Grande do Sul após o clube gaúcho pagar a quantia de R$ 7 milhões ao São Paulo. A princípio, Maicon logo assumiu a posição no clube gaúcho, onde virou titular absoluto e líder da equipe, sendo o carro chefe dos gaúchos na conquista do penta campeonato da Copa do Brasil, em 2016.

Assim, em setembro de 2018, as atuações de Maicon no Grêmio foram elogiadas pelo ex-jogador Tostão, que afirmou ser “prazeroso ver Maicon jogar, pelo domínio da bola no meio-campo, precisão nos passes e lucidez para escolher, no momento certo, entre o toque para o lado, para manter a posse de bola, e o para frente, para um companheiro livre.” Atualmente o jogador continua jogando no Tricolor do Rio Grande do Sul, sendo titular absoluto da equipe com toda sua liderança.

NÚMEROS NA CARREIRA

A princípio, o meia conquistou na carreira um total de 11 títulos. Acima de tudo, segundo o site Transfermarkt, foram 334 partidas disputadas, com 27 gols marcados e 15 assistências. Além disso, o meia só foi expulso três vezes em 17 anos de carreira. Dessa maneira, isso é algo incrível para um meio campista.

  • Taça Rio: 2005
  • Campeonato Carioca: 2005
  • Taça Rio: 2006
  • Copa Sul-Americana: 2012
  • Eusébio Cup: 2013
  • Copa do Brasil: 2016
  • Copa Libertadores: 2017
  • Recopa Sul-Americana: 2018
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019 e 2020
  • Recopa Gaúcha: 2019
  • Taça Francisco Novelletto: 2020

SELEÇÃO BRASILEIRA

A princípio, no ano de 2018, o capitão do Grêmio foi convocado como suplente, na lista de convocados para a Copa do Mundo na Russia. No entanto, o jogador não chegou a ir para o Mundial, pois não teve nenhum atleta que precisou sair da equipe.

GRATIDÃO AO CRAQUE!

Parabéns, Maicon, pelos seus 35 anos! Portanto, desejamos muitos títulos, gols e reconhecimento nos gramados. Assim, desejamos que possa alegrar as torcidas do time que você for passar. Continuando com sua força de vontade e determinação.

Foto destaque: Divulgação/Maicon

Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 5º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados