Palpite: Santos x Athletico-PR – Brasileirão Série A – 05/08/2023

Peixe e CAP duelam neste sábado (5) pelo Brasileirão. Confira o palpite

Veja o palpite Santos x Athletico-PR nesta matéria. Pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a partida acontece neste sábado (5), às 16h (horário de Brasília). A Vila Belmiro, no litoral paulista, será o palco da partida.

Palpite Santos x Athletico-PR: fatos importantes

  • Nas últimas 16 partidas na temporada, o Santos venceu apenas uma vez;
  • Pelo Brasileirão, o Athletico-PR está invicto há três jogos (duas vitórias e um empate);
  • Como mandante, o Peixe nunca perdeu para o Furacão na história do Brasileirão;
  • Nas últimas 10 partidas entre os times, cada um venceu quatro e aconteceram dois empates;
  • O Santos tem a quinta pior defesa do Brasileirão com 26 gols sofridos; Athletico vem logo atrás, em sétimo, vazado 21 vezes.

Palpite Santos x Athletico-PR: melhores odds e mercados

Palpite Santos x Athletico-PR: a nossa seleção das melhores apostas

Empate

A fase do Santos, com apenas uma vitória nos 16 últimos jogos, somados a ausência de torcida, corrobora com o empate para esse jogo. Também contribui as atenções do Athletico: o clube joga, já nesta terça-feira (8), o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

Mais de 2,5 gols

As defesas de Santos e Athletico estão entre as piores do Brasileirão. Pegando como média, paulistas sofrem 1,52 gol por jogo e os paranaenses 1,23. Nesse cenário, é esperado, no mínimo, dois gols, com grandes possibilidades de mais.

Ambas marcam

Utilizando-se dos dados anteriores, o sistema defensivo de cada equipe é falho. Sobre os ataques dos times, o CAP tem o quinto melhor (25 gols) e o Santos tem média de um gol marcado por partida (18 no total).

Santos x Athletico-PR: a forma atual das equipes

Santos

Com apenas o Brasileirão a disputar, já que foi eliminado na Copa do Brasil e na Sul-Americana nos últimos meses, o Santos treinado por Paulo Turra tem mais semanas livres para treinar. Por isso, o departamento médio está quase vazio, apenas com Alison e Felipe Jonatan se recuperando de problemas no joelho. Porém, os jogadores Soteldo, Daniel Ruiz, Ed Carlos, Nathan e Lucas Barbosa estão afastados por opção do treinador.

Outro desfalque pontual do Santos contra o Athletico-PR é Rodrigo Fernández, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

A situação do clube na temporada não é fácil. Além dos problemas extra-campo, nos gramados o Peixe venceu apenas uma de suas últimas 16 partidas. Com isso, se aproximou da zona de rebaixamento. O Bahia, último time do Z4, soma 15 pontos, apenas dois a menos que o clube paulista.

Além da quinta pior defesa (vazada, em média, 1,52 vez a cada jogo), a equipe tem o pior índice de posse de bola do campeonato, passando apenas 41.9% do tempo com o controle da pelota.

Provável escalação do Santos: João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Camacho, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.

Athletico-PR

O foco do Fucarão não está no duelo com o Santos. O time do Paraná perdeu por 3 x 1 para o Bolívar na última terça-feira (1), fora de casa. Na próxima semana, recebe na Ligga Arena os bolivianos para reverter a desvantagem de dois gols pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Por isso, deve poupar alguns jogadores no jogo contra o Peixe.

No Brasileirão, o Athletico de Wesley Carvalho soma três jogos sem perder, com duas vitórias, ambas por 2 x 0 em Vasco e Bahia, e um empate agitado com o Cruzeiro por 3 x 3. Atualmente ocupa a sétima colocação com 27 pontos, um atrás de Fluminense e RB Bragantino.

A equipe terá o retorno de Zé Ivaldo, suspenso na última rodada do Brasileirão. Mas o meio-campista Vidal está fora por sofrer o terceiro cartão amarelo. Ainda seguem como desfalques por lesão Pedro Henrique, Fernando, Christian, Alex Santana, William Bigode e Rômulo.

Provável escalação do Athletico-PR: Bento; Madson, Zé Ivaldo (Thiago Heleno), Matheus Felipe (Cacá) e Esquivel; Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno; Cuello (Pablo), Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho. 

Santos x Athletico-PR: Escalações

Santos

br
4-3-3
34
Joao Paulo
br
12
Gabriel de Souza Inocencio
br
2
Joao Basso
br
31
Alex
br
16
Dodo
br
8
Jean Lucas
br
14
Rodrigo Fernandez
uy
19
Douglas Moreira Fagundes
br
23
Lucas Lima
br
9
Marcos Leonardo
br
20
Stiven Mendoza
co
Substitutos
88
Bruno Mezenga
br
6
Sandry Roberto
br
30
Lucas Braga
br
13
Joao Lucas
br
97
Luan Dias
br
38
Kevyson
br
24
Messias
br
29
Guilherme Camacho
br
50
Paulo Mazoti
br
28
Joaquim
br
11
Julio Furch
ar
1
Vladimir
br

Athletico Paranaense

br
4-2-3-1
1
Bento
br
22
Madson
br
25
Carlos de Menezes Junior
br
44
Thiago Heleno
br
21
Vinicius Kaue
br
5
Fernandinho
br
17
Hugo Moura
br
7
Marcelo Cirino
br
10
Bruno Zapelli
ar
28
Tomas Cuello
ar
92
Pablo Felipe
br
Substitutos
20
Arturo Vidal
cl
9
Vitor Roque
br
19
Thiago
br
24
Leo Linck
br
37
Lucas Esquivel
ar
14
Agustin Canobbio
uy
8
Vitor Bueno
br
3
Ze Ivaldo
br
2
Khellven
br
42
Matheus Felipe
br
4
Kaique Rocha
br
32
Luciano Arriagada
cl

As escalações serão anunciadas aproximadamente uma hora antes da partida.

Palpite final para Santos x Athletico-PR

Vendo as atenções do Athletico-PR voltadas para Libertadores e o Santos em má fase, o Futebol na Veia coloca o mercado de empate como mais provável a acontecer no confronto.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.