Conheça Orlando Duarte: "O Eclético" e gigante jornalista poliesportivo

Um dos mais completos jornalistas esportivos do Brasil ainda está vivo. Decerto, Orlando Duarte Figueiredo faz parte do jornalismo raiz brasileiro, digamos assim. É um dos “dinossauros” do jornalismo.

Dezenas de jornais brasileiro publicavam sua coluna “O Informal”. Apresentou o “Câmara Esporte Clube”, na TV Câmara, e tem extensa experiência em Copas, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Orlando Duarte, um dos “dinossauros” do jornalismo esportivo

Orlando não só cobriu oito Olimpíadas, como também todas as Copas do Mundo desde 1950 até 2006, totalizando 15. Portanto, sua larga vivência em Pans o tornou referência.

Assim, escreveu 32 livros sobre a história e as regras de diversos esportes, conhece 50% do mundo e preencheu 17 passaportes. Passou pelos mais importantes jornais impressos, rádios e emissoras de televisão do país.

Leia também

Durante os anos 60 era o jornalista responsável por cobrir, sempre de perto, o eterno Santos, e acabou se tornando amigo pessoal de Pelé. Mais tarde, escreveu a biografia oficial do jogador.

É um dos narradores no documentário Pelé Eterno e o único narrador escolhido para o documentário Fifa Fever (DVD em comemoração aos 100 anos da entidade máxima do futebol).

Foto destaque: Reprodução/Esquema de Jogo

Avatar
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados