Um dos mais completos jornalistas esportivos do Brasil ainda está vivo. Decerto, Orlando Duarte Figueiredo faz parte do jornalismo raiz brasileiro, digamos assim. É um dos “dinossauros” do jornalismo.
Dezenas de jornais brasileiro publicavam sua coluna “O Informal”. Apresentou o “Câmara Esporte Clube”, na TV Câmara, e tem extensa experiência em Copas, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
https://youtu.be/TCPPxxMOl1I
Orlando Duarte, um dos “dinossauros” do jornalismo esportivo
Orlando não só cobriu oito Olimpíadas, como também todas as Copas do Mundo desde 1950 até 2006, totalizando 15. Portanto, sua larga vivência em Pans o tornou referência.
Assim, escreveu 32 livros sobre a história e as regras de diversos esportes, conhece 50% do mundo e preencheu 17 passaportes. Passou pelos mais importantes jornais impressos, rádios e emissoras de televisão do país.
Leia também
Durante os anos 60 era o jornalista responsável por cobrir, sempre de perto, o eterno Santos, e acabou se tornando amigo pessoal de Pelé. Mais tarde, escreveu a biografia oficial do jogador.
É um dos narradores no documentário Pelé Eterno e o único narrador escolhido para o documentário Fifa Fever (DVD em comemoração aos 100 anos da entidade máxima do futebol).
Foto destaque: Reprodução/Esquema de Jogo


