O Operário-PR igualou a vantagem do FC Cascavel ao vencer por 1 x 0 neste sábado (25) e levou a semifinal do Campeonato Paranaense aos pênaltis. Porém, nas penalidades, quem se deu bem foi a Serpente, em pleno Germano Krüger, quase lotado com 8.068 pessoas, que superou o Fantasma por 6 x 5 nas penalidades. Agora, o time de apenas 15 anos de existência e em sua segunda final estadual, espera quem passar de Athletico ou Maringá, que jogam no domingo (25).
Índice
- 1 Assista aos melhores momentos de Operário-PR x FC Cascavel
- 2 1º tempo: em busca do resultado, Fantasma exige defesas de André Luiz
- 3 2º tempo: Luidy sai do banco e faz o único gol do jogo
- 4 Pênaltis: André Luiz brilha de novo, e Ferrugem fecha classificação do Cascavel
- 5 Operário-PR x FC Cascavel – E agora?
Assista aos melhores momentos de Operário-PR x FC Cascavel
1º tempo: em busca do resultado, Fantasma exige defesas de André Luiz
Precisando vencer de pelo menos um gol para não ser eliminado, o Operário dominou a primeira etapa e não deu chances ao Cascavel. André Luiz, goleiro da Serpente, teve que trabalhar já aos 10′, quando Jonathan Costa cabeceou dentro da área e fez o adversário defender. Cinco minutos depois, o arqueiro dos visitantes salvou uma chance cara a cara com o lateral Sávio do Fantasma, que não conseguiu ir às redes.
A primeira finalização do Cascavel aconteceu aos 20′ em chute de longe do meio-campista Gama. A bola desviou no zagueiro Índio e saiu da direção do gol. Essa foi a única oportunidade da Serperte no primeiro tempo. A pressão do Operário continuou. Com pouco mais de meia hora, Felipe Augusto cobrou escanteio, William Machado apareceu e testou forte, para nova defesa de André Luiz.
Ainda aconteceriam mais quatro oportunidades do Fantasma em busca do gol, mas o zero persistiu no placar. O goleiro do Cascavel, André Luiz, já havia brilhado contra o Coritiba na fase anterior e fez 45 minutos perfeitos. Foram 12 finalizações para o Operário contra apenas uma da Serpente.
2º tempo: Luidy sai do banco e faz o único gol do jogo
Não feliz com o desempenho do time no primeiro tempo, Luiz Carlos Cruz promoveu duas entradas no Cascavel: Mateus Rodrigues no lugar de César Morais e o atacante Juninho substituindo Gaspar. No mental, as substituições deram um ânimo aos visitantes, que enfim entraram no jogo, pelo menos no início. Rafael Santos teve que fazer a primeira defesa no jogo aos três minutos em chute de fora da área de Robinho.
A mudança de postura da Serpente só duraria até um pacote de alterações do técnico Rafael Guanaes. Aos 18′, Vinicius Mingotti iniciou a pressão do Operário ao dominar dentro da área, levar para esquerda e finalizar próximo ao poste adversário. Em outra substituição, o treinador dos donos da casa trocou atacante por atacante: Luidy no Rafhael Lucas.
Mostrando estrela, Guanaes seria recompensado pela mudança que fez. Vindo do banco, Luidy inicia jogada, serve Felipe Augusto, que tentou fazer a tabela. Mas a bola, sem querer, encontrou Vinicius Mingotti. A pelota se ofereceu novamente para Luidy, que não perdoou e abriu o placar. A pressão do Operário seguiu até o final dos oito minutos de acréscimos dado pelo árbitro, com direito a bola na trave de Tontini, invalidada por impedimento, mas a classificação só seria definida nos pênaltis.
Pênaltis: André Luiz brilha de novo, e Ferrugem fecha classificação do Cascavel
O Operário abriu as cobranças com Sávio, que converteu. Assim como o rival, Robinho. Na sequência, Vinicius Mingotti, Lucas Batatinha e Felipe Augusto acertaram. Até que o goleiro Rafael Santos, que pouco trabalhou no jogo, defendeu a cobrança de Juninho. Willian Machado marcou na sequência e jogou a pressão para Gama, que não se abateu e fez também. Tontini teve a bola da classificação, mas André Luiz, um dos nomes da noite, brilhou de novo e impediu o avanço do Fantasma. Willian Gomes levou as cobranças para as alternadas.
Índio abriu bem as alternadas, e Renanzinho seguiu seu caminho ao converter. Muito diferente de Vinícius Diniz, que bateu a meia altura e nem tão no canto, e viu André Luiz defender outra. A classificação ficou nos pés do experiente Ferrugem e o jogador de 34 anos não decepcionou: caixa.
PÊNALTIS
Operário ✅✅✅✅🛑✅🛑
FC Cascavel ✅✅🛑✅✅✅✅O goleiro deles pega a cobrança de Diniz e depois Ferrugem marca para definir as penalidades. #SouFantasma #DeterminadoAVencer
— Operário Ferroviário (@OFECoficial) March 26, 2023
Operário-PR x FC Cascavel – E agora?
A decisão do Campeonato Paranaense deve acontecer no próximo final de semana, nos dias 1 ou 2 de abril. O Cascavel aguarda Athletico ou Maringá, que atuam amanhã. Vale destacar que o Furacão venceu a partida de ida por 2 x 0. O Operário-PR volta a jogar em maio, pela Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo-PB, fora de casa.
Foto destaque: Reprodução / Operário-PR