Nelson Rodrigues: o maior cronista esportivo do Brasil

- Transformou o futebol em paixão e ecoou poesia nos corações brasileiros
Nelson Rodrigues: o maior cronista esportivo do Brasil

Nelson Rodrigues ajudou a fazer do Brasil o país do futebol. Assim, o esporte que move sonhos e paixões, muito se tem dos dedos dele nisso. Decerto, era capaz de transmitir sentimentos em palavras como ninguém.

Dessa forma, foi o maior dramaturgo e um dos maiores cronistas esportivos do país. Suas frases e expressões se eternizaram na boca dos torcedores. Portanto, este é um dos homens que transformou o jornalismo esportivo em espetáculo.

Transformando sentimentos em palavras

Seu estilo de escrita ia na contramão do jornalismo praticado na época. Sempre apostou em textos com grande elaboração literária e uma estética repleta de exageros, que surpreendia o leitor pelo inusitado, sempre adjetivando e detalhando o que para muitos nada era.

Criou no imaginário de todos que o liam que o futebol praticado pelos brasileiro era algo genial, mágico, fabuloso e único. Gostava de entrar na alma de um jogo, como se fosse possível, mas para ele realmente era.

Leia também

Seu poder de interpretação de uma partida era tamanho que poderia transformar uma tragédia numa aula de esperança por dias melhores. Tratava com emoções humanas e dizia: “o pior cego é aquele que só vê a bola”. Gostava de apelidar jogadores em seus textos, tornando Pelé um rei.

Sua contribuição no jornalismo esportivo vai muito além de por onde passou, como veículos, é algo enraizado na memória e no coração de quem o leu. Além da ampla contribuição esportiva, foi um dos maiores dramaturgos da língua portuguesa ao lado de Fernando Pessoa.

Observador com incrível peculiaridade, espirituoso, genial, frasista incomparável. Fez  história na imprensa, no teatro e arriscou-se na TV, participando da famosa e pioneira mesa Redonda “Grande Resenha Facit”. Assim, sua maior contribuição foi com a paixão do torcedor.

Foto destaque: Reprodução/Internet

BetWarrior


Poliesportiva


Eric Filardi
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1izZLGz7it19teR839S0enlfi2W1drJQlmkiw4YDks2w/edit#gid=0

Artigos Relacionados

Topo