Nesta terça-feira (27), às 19h30 (horário de Brasília), o Museu do Futebol exibe uma live sobre a carreira internacional de Pelé. Assim, o jornalista e pesquisador Vinicius Cabral colheu documentos históricos pouco conhecidos da passagem de Pelé pelo NY Cosmos. Logo, ele irá compartilhá-los em um bate-papo no Youtube do Museu com os jornalistas Edson Mauro e Fernando Campos Ribeiro.
Leia mais:
- Verão de 02: a Eurocopa lendária da Dinamarca que rendeu filme
- Pelé ganha exposição em homenagem aos seus 80 anos no Museu do Futebol
- Pelé: a Origem – Antes do Rei, houve o menino Edson
Inicialmente, a última partida de Pelé contou com transmissão ao vivo para o Brasil pela extinta Rede Tupi. Assim, no Rio de Janeiro, a TV Studio realizou o compartilhamento do sinal. Logo, o evento teve ao todo 650 jornalistas cadastrados e visto em 38 países. Dessa forma, com Pelé, a média de público do Cosmos subiu de pouco mais de 3,5 mil pessoas por partida para mais de 34 mil. Por fim, no total, entre jogos oficiais e amistosos, foram 106 jogos pelo time americano, nos quais Pelé marcou 64 gols (algumas fontes registram 111 jogos e 65 gols).
Portanto, este evento guarda relação com a exposição temporária Pelé 80 – O Rei do Futebol lançada no dia 15 de outubro. Devido a isso, o Museu e a exposição contam com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
MUSEU DO FUTEBOL
Por fim, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Além disso, é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Logo, integra a rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que tem a gestão do IDBrasil, Organização Social de Cultura.
A saber, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
Foto Destaque: Divulgação / Museu do Futebol


