Mirassol anuncia Ricardo Catalá como novo treinador

20 dias após o Mirassol anunciar a saída do treinador Eduardo Baptista, contratado pelo Juventude, o clube do interior paulista confirmou seu novo treinador nesta terça-feira (22). O nome da vez será Ricardo Catalá.

O treinador de 39 anos, que já tinha passagem pelo Mirassol, chega como esperança para um time que não conseguiu se encontrar desde a saída de Baptista. O Leão jogou quatro partidas sob o comando do interino Ivan Baitello, e conseguiu um empate, mas perdeu as outras três. Dentre elas, a eliminação na Copa do Brasil contra o Azuriz, e a derrota para a Ferroviária no Campeonato Paulista, que sacramentou a eliminação do Mirassol ainda na 1ª fase da competição.

Carreira e conquistas de Ricardo Catalá

Ricardo Catalá não tem uma carreira longa, mas já acumula momentos de certo destaque. Por exemplo, em 2019, na sua primeira passagem pelo Mirassol, chegou na Semifinal da Copa Paulista. Na mesma competição, o seu time chegou a engatar 13 jogos invictos. Catalá também era o treinador do Leão em 2020, quando chegou na Semifinal do Paulistão ao eliminar o São Paulo nas Quartas de Final. A grande campanha no Estadual chamou atenção do Guarani, que o contratou para a disputa da Série B daquele ano. Mas, após apenas oito jogos e cinco empates, a relação terminou.

Seu ano mais bem-sucedido foi 2021. No comando do São Bernardo, Catalá foi campeão do Paulistão A2 contra o Água Santa. Além disso, levou o time ao mata-mata da Copa Paulista, entretanto, não ficou para ver o Tigre levantar a segunda taça na temporada. Isso porque ele foi contratado pelo Operário, para disputar as rodadas finais da Série B. Ricardo Catalá conseguiu quatro vitórias em 10 jogos, assim ajudando o Operário a se salvar do rebaixamento.

Mesmo com a boa campanha no Campeonato Paranaense em 2022, avançando para as Semifinais do Estadual, Catalá foi demitido pela diretoria do Operário, que não se mostrava satisfeita com a performance da equipe. Outro fator que pode ter pesado é a eliminação na 1ª fase da Copa do Brasil contra o Real Noroeste.

Apesar de tudo, Ricardo Catalá acumula passagens boas com equipes que sabiam o que era vencer, inclusive no Mirassol, portanto, tem tudo para ser o nome que pode voltar a levar o Leão para frente.

Foto destaque: Divulgação/Mirassol FC

Arthur Viana

Arthur Viana

Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado pela área e por esporte desde sempre. Quero transmitir o que acontece no mundo para o mundo, contando histórias e com bom humor em todo momento.