Minas proíbe jogos de futebol de outros estados em seu território

O Governo de Minas decidiu proibir a realização de jogos de futebol de outros estados em solo mineiro. Isto porque, com o avanço da COVID-19 no país, Minas Gerais entra, nesta quarta-feira (17), na “onda roxa” do programa Minas Consciente. A medida obrigatória é considera a mais rígida no combate a pandemia. A saber, o governador Romeu Zema anunciou no novo decreto na sede do governo, nesta terça-feira (16).

A princípio, a “2” terá validade de 15 dias. “Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura. Tão restritiva como essa que estamos tomando no estado. E ao mesmo tempo permitir que jogos de outros estados acontecessem aqui em Minas Gerais“, afirmou Fábio Baccheretti, secretário estadual de saúde.

Em seguida, o secretário enfatizou a obrigatoriedade da adesão das novas medidas pelos prefeitos mineiros. “A Onda Roxa, diferentemente de outras ondas do programa Minas Consciente, é obrigatória. Todo município tem que aderir à Onda Roxa. Dessa forma, o futebol de outro estado não poderá funcionar pela obviedade da falta da possibilidade de hotéis funcionarem e tudo isso. Isso se expande a todos os municípios de Minas Gerais“, concluiu Baccheretti.

Partidas suspensas em Minas Gerais

Minas Gerais estava prevista para receber três partidas de outros estados. Primeiro, a partida entre São bento e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, no Estádio Independência, na capital. Segundo, duas partidas da Copa do Brasil: Marília x Criciúma e Palmas x Avaí. Igualmente, os embates também não podem ser disputados em suas respectivas regiões devido a COVID-19.

Por fim, sobre os jogos Fábio Baccheretti explicou que por não tratarem de serviço essencial, dentro da onda roxa, as barreiras sanitária estão orientadas a bloquear a passagem. “Na Onda Roxa, os hotéis não podem receber turistas. Então fica inviável o recebimento de jogos de outro estado. A própria Onda Roxa, por definição, não vai permitir que haja essa circulação. Qualquer circulação, entre estados, as barreiras sanitárias irão impedir essas pessoas e ver se elas estão indo para serviços essenciais. Se estiverem indo para serviços essenciais, eles poderão prosseguir, senão serão notificados para retornar“, disse.

Campeonato Mineiro

O novo decreto do governo de minas afetou também o Estadual. Com isso, a partir da próxima segunda-feira (22) os jogos do Campeonato Mineiro serão suspenso. Contudo, os jogos da 5ª rodada, programados para acontecer entre quinta-feira (18) e domingo (21), irão a seguir a programação.

Foto Destaque: Reprodução/Mineirão

Izabela Avelar

Izabela Avelar

Jovem jornalista mineira, apaixonada por esportes e o turbilhão de sensações que as competições esportivas proporcionam.