O Atlético-MG divulgou nesta quarta-feira (4) a camisa vencedora do concurso Manto da Massa, que está em sua quarta edição e tem o objetivo do torcedor desenhar uma camisa para o clube. A camisa vencedora dividiu a opinião dos torcedores e foi até comparada com a Ferroviária-SP, que respondeu o Galo nas redes sociais.
O Manto da Massa 2023 tinha como tema a defesa de Victor contra o Tijuana nas quartas de final da Libertadores de 2013, ano em que o Atlético venceu a competição. A escolhida foi a camisa desenhada por Isabella Farinelli, que teve predominância da cor vinho (ou grená), o primeiro escudo do Galo e algumas referências a Victor e a defesa histórica. Confira:
A representação do nosso martírio. O símbolo de uma glória eterna. Feita com a cor da santificação. Escolhida pelo nosso povo. O #MantoDaMassa do Milagre do Horto é o #MantoDaMassa do São Victor!
➡️ Garanta agora o seu com mangas longas ou curtas em https://t.co/YPTLXpEDWB pic.twitter.com/qPlQMvzT39
— Atlético (@Atletico) October 4, 2023
A escolha da camisa gerou divergência entre os torcedores atleticanos. Alguns gostaram e elogiaram, dizendo que a camisa mais bonita venceu. Por outro lado, alguns torcedores acharam a camisa feia, enquanto outros até acham bonito, mas entenderam que ela não tinha a ver com o tema da defesa de São Victor. A cor da camisa usada pelo goleiro na ocasião era prata/cinza e ele nunca usou uma camisa com o mesmo tom da vencedora do Manto da Massa. Confira as opiniões divergentes da torcida atleticana:
Parabéns a quem desenhou, parabéns a quem votou e escolheu essa. Democraticamente venceu.
Eu não comprarei, pela primeira vez não vou comprar o manto da massa, pq achei totalmente fora do tema, e não achei bonita também, nada a ver com o Galo.
Que quem votou compre muito.
— Judson (@Judsoncampos) October 4, 2023
Não é possível que foi essa
— Dayane (@dayan7_) October 4, 2023
Graças a Deus ganhou A MELHOR! Disparado a mais linda. As outras foram medianas pra baixo. Dúvida agora se lanço uma em manga curta ou longa…
PS: só pode tá MALUCO quem acha essa vinho parecida com a do ano passado. A ÚNICA coisa igual é escudo kkkkkkk o resto é tudo diferente.
— 𝔻🅰️𝕐𝕍𝕀𝕊𝕆ℕ 🇧🇷 (@DAYVlSON) October 4, 2023
A pior possível kkkkk bom que não gasto dinheiro
— Dayane (@dayan7_) October 4, 2023
A mais linda disparado!!!!! Parabéns a quem fez! Libera a venda aí pra eu comprar 🐔
— thamarinha 🕸️🐔 (@cempcenthamara) October 4, 2023
Índice
Manto é cópia da Ferroviária?
Outra questão que chamou atenção e viralizou entre a torcida do Atlético foi a semelhança da camisa com a Ferroviária, de São Paulo, que historicamente utiliza cor semelhante a do modelo vencedor do concurso e também tem um escudo no mesmo formato do escolhido para ser aplicado no Manto da Massa. Nas redes sociais, a equipe de Araraquara não perdeu a chance de brincar com a semelhança.
Aprovamos a cor e o modelo! 🚂🤩👍🇱🇻
— Ferroviária (@afeoficial) October 4, 2023
Camisa tem preço caro, mas já vende bem
Apesar das críticas de muitos torcedores, muitos outros gostaram e já adquiriram o novo Manto da Massa. A venda online na Loja do Galo foi liberada assim que a camisa foi anunciada e tem o preço de R$ 269,90 para sócios e R$ 399,90 para o público em geral, que só poderá adquiri-la a partir de sábado (7). Até o momento, o Manto da Massa de São Victor já vendeu mais de cinco mil unidades. Confira a ordem de compra:
- 04/10 – 13h13 – GNV Forte e Vingador e sócio Arena MRV (R$ 269,90)
- 04/10 – 16h – GNV Preto (R$ 269,90)
- 05/10 – 13h13 – GNV Prata Branco (R$ 269,90)
- 07/10 – 09h02 – Público Geral (R$ 399,90)
O Manto da Massa
O concurso do Manto da Massa surgiu em 2020, em meio a pandemia da covid-19. A ideia foi compartilhada entre Atlético e LeCoq Sportif, fornecedora de material esportivo do clube na época. Juntos, eles fizeram a ação, que consiste em deixar nas mãos do torcedor o design de uma nova camisa para o clube. Ele foi muito bem acolhido pela torcida no quesito de participantes, mas principalmente na hora de consumir. Em uma semana, o Galo conseguiu vender 100 mil camisas. A camisa em questão foi desenhada pelo torcedor Flávio Markiewicz, e teve o estilo mais “clássico”, com listras pretas e brancas.
Com o sucesso em 2020, Atlético e LeCoq fizeram questão de voltar com a campanha em 2021. Mais uma vez, o concurso explodiu em participações e vendas. O vencedor foi o torcedor Lucas Adriano, que optou por desenhar algo diferente. A camisa tem uma cor clara, mas não necessariamente branca, e chama atenção por ter o mapa de Minas Gerais com todas as cidades. O “Manto da Massa 113” vendeu mais de 120 mil unidades em uma semana e chegou a ser eleito como a camisa mais bonita do mundo em 2021.
Para 2022, pela primeira vez, o Manto da Massa teve um tema mais específico. Era necessário um design que fazia alusão a Arena MRV, novo estádio do clube, que foi inaugurado recentemente em 2023. O vencedor foi Will Rios, que optou por uma camisa predominantemente preta, mas com detalhes que contam a história do Atlético, desde o seu surgimento até a chegada da nova casa. A última edição também superou as duas anteriores, tendo vendido mais de 130 mil peças.