O Atlético-MG revelou que já vendeu mais de 20 mil camisas do Manto da Massa 2023, em homenagem a São Victor e a Libertadores de 2013, em 24h de vendas. O número é alto, mas fica abaixo do que foi alcançado nas outras três edições da campanha. Alguns motivos explicam a adesão menor neste ano.
O Manto da Massa 2023 foi divulgado às 13h13 de quarta-feira (4), mesmo horário em que as vendas foram abertas para sócios torcedores do clube. O tema da campanha era a exaltação à defesa de Victor contra o Tijuana, que levou o Galo para a semifinal da Libertadores de 2013 e, posteriormente, ao título da competição. O modelo escolhido através de votação popular foi o de Isabella Farinelli, que tem a cor predominante vinho e alguns patchs em alusão ao ex-goleiro e a defesa.
BORA, MASSA! 🤩
Foram mais de 20 mil camisas vendidas nas primeiras 24h! 🐔
GNV 👉 269,90
Não sócio 👉 399,90Compre o seu #MantoDaMassa agora com mangas longas ou curtas em https://t.co/YPTLXpEDWB pic.twitter.com/jy2an97riI
— Atlético (@Atletico) October 5, 2023
As mais de 20 mil vendas em 24h são um bom número, mas ficam atrás do que aconteceu nas outras edições. Na primeira, o Atlético vendeu cerca de 22 mil em 24 e, após uma semana, chegou a marca de 100 mil. Na segunda, foram 35 mil em 24h, chegando a 100 mil em quatro dias e 120 mil em uma semana. Já a última, que teve alusão a Arena MRV, foi a de melhor rendimento. Fora incríveis 50 mil camisas em apenas 8h. Com 24h, já eram mais de 80 mil. Após uma semana, a camisa bateu a marca de mais de 140 mil mantos vendidos.
- 2023: 20 mil camisas em 24h
- 2022: 50 mil em 8h / 80 mil em 24h / 100 mil em 2 dias / 140 mil em 7 dias
- 2021: 35 mil em 24h / 100 mil em 4 dias / 120 mil em 7 dias
- 2020: 22 mil em 24h / 50 mil em 4 dias / 100 mil em 7 dias
Os motivos para a baixa adesão do Manto da Massa 2023
O Manto da Massa 2023 tem alguns motivos para ser o que pior performa nas vendas nas primeiras 24h. O primeiro é a divergência que causou entre a torcida. Diferente dos outros, que teve muito mais torcedores a favor do modelo escolhido, o de 2023 dividiu mais a torcida. Muitos gostaram e celebraram a camisa ser a escolhida. Outros a acham bonita, mas não acham que ela representava o tema, que não faz total alusão a São Victor. Enquanto outro ala realmente não gostou da camisa.
Outro motivo para a baixa adesão são os preços. A camisa foi colocada à venda por R$ 269,90 para sócios torcedores e R$ 399,90 para o público em geral. Um aumento considerável com relação aos últimos anos. A primeira teve preço mínimo de R$ 169,99. A segunda de R$ 199,90 e a terceira de 219,99. O preço para o público em geral já havia sido R$ 399,90 no último ano. Além disso, outro fator contra o Manto da Massa em 2023 foi o enorme atraso na entrega das camisas em 2022, com torcedores recebendo seus mantos mais de um ano depois de terem comprado.
O Manto da Massa
O concurso do Manto da Massa surgiu em 2020, em meio a pandemia da covid-19. A ideia foi compartilhada entre Atlético e LeCoq Sportif, fornecedora de material esportivo do clube na época. Juntos, eles fizeram a ação, que consiste em deixar nas mãos do torcedor o design de uma nova camisa para o clube. Ele foi muito bem acolhido pela torcida no quesito de participantes, mas principalmente na hora de consumir. Em uma semana, o Galo conseguiu vender 100 mil camisas. A camisa em questão foi desenhada pelo torcedor Flávio Markiewicz, e teve o estilo mais “clássico”, com listras pretas e brancas.
Com o sucesso em 2020, Atlético e LeCoq fizeram questão de voltar com a campanha em 2021. Mais uma vez, o concurso explodiu em participações e vendas. O vencedor foi o torcedor Lucas Adriano, que optou por desenhar algo diferente. A camisa tem uma cor clara, mas não necessariamente branca, e chama atenção por ter o mapa de Minas Gerais com todas as cidades. O “Manto da Massa 113” vendeu mais de 120 mil unidades em uma semana e chegou a ser eleito como a camisa mais bonita do mundo em 2021.
Para 2022, pela primeira vez, o Manto da Massa teve um tema mais específico. Era necessário um design que fazia alusão a Arena MRV, novo estádio do clube, que foi inaugurado recentemente em 2023. O vencedor foi Will Rios, que optou por uma camisa predominantemente preta, mas com detalhes que contam a história do Atlético, desde o seu surgimento até a chegada da nova casa. A última edição também superou as duas anteriores, tendo vendido mais de 130 mil peças.
