Manto da Massa: Atlético-MG vende 20 mil em 24h, menor marca registrada na campanha

Novo Manto da Massa tem desempenho nas vendas abaixo das últimas três edições e alguns fatores explicam essa queda

O Atlético-MG revelou que já vendeu mais de 20 mil camisas do Manto da Massa 2023, em homenagem a São Victor e a Libertadores de 2013, em 24h de vendas. O número é alto, mas fica abaixo do que foi alcançado nas outras três edições da campanha. Alguns motivos explicam a adesão menor neste ano.

O Manto da Massa 2023 foi divulgado às 13h13 de quarta-feira (4), mesmo horário em que as vendas foram abertas para sócios torcedores do clube. O tema da campanha era a exaltação à defesa de Victor contra o Tijuana, que levou o Galo para a semifinal da Libertadores de 2013 e, posteriormente, ao título da competição. O modelo escolhido através de votação popular foi o de Isabella Farinelli, que tem a cor predominante vinho e alguns patchs em alusão ao ex-goleiro e a defesa.

As mais de 20 mil vendas em 24h são um bom número, mas ficam atrás do que aconteceu nas outras edições. Na primeira, o Atlético vendeu cerca de 22 mil em 24 e, após uma semana, chegou a marca de 100 mil. Na segunda, foram 35 mil em 24h, chegando a 100 mil em quatro dias e 120 mil em uma semana. Já a última, que teve alusão a Arena MRV, foi a de melhor rendimento. Fora incríveis 50 mil camisas em apenas 8h. Com 24h, já eram mais de 80 mil. Após uma semana, a camisa bateu a marca de mais de 140 mil mantos vendidos.

  • 2023: 20 mil camisas em 24h
  • 2022: 50 mil em 8h / 80 mil em 24h / 100 mil em 2 dias / 140 mil em 7 dias
  • 2021: 35 mil em 24h / 100 mil em 4 dias / 120 mil em 7 dias
  • 2020: 22 mil em 24h / 50 mil em 4 dias / 100 mil em 7 dias

Os motivos para a baixa adesão do Manto da Massa 2023

O Manto da Massa 2023 tem alguns motivos para ser o que pior performa nas vendas nas primeiras 24h. O primeiro é a divergência que causou entre a torcida. Diferente dos outros, que teve muito mais torcedores a favor do modelo escolhido, o de 2023 dividiu mais a torcida. Muitos gostaram e celebraram a camisa ser a escolhida. Outros a acham bonita, mas não acham que ela representava o tema, que não faz total alusão a São Victor. Enquanto outro ala realmente não gostou da camisa.

Outro motivo para a baixa adesão são os preços. A camisa foi colocada à venda por R$ 269,90 para sócios torcedores e R$ 399,90 para o público em geral. Um aumento considerável com relação aos últimos anos. A primeira teve preço mínimo de R$ 169,99. A segunda de R$ 199,90 e a terceira de 219,99. O preço para o público em geral já havia sido R$ 399,90 no último ano. Além disso, outro fator contra o Manto da Massa em 2023 foi o enorme atraso na entrega das camisas em 2022, com torcedores recebendo seus mantos mais de um ano depois de terem comprado.

O Manto da Massa

O concurso do Manto da Massa surgiu em 2020, em meio a pandemia da covid-19. A ideia foi compartilhada entre Atlético e LeCoq Sportif, fornecedora de material esportivo do clube na época. Juntos, eles fizeram a ação, que consiste em deixar nas mãos do torcedor o design de uma nova camisa para o clube. Ele foi muito bem acolhido pela torcida no quesito de participantes, mas principalmente na hora de consumir. Em uma semana, o Galo conseguiu vender 100 mil camisas. A camisa em questão foi desenhada pelo torcedor Flávio Markiewicz, e teve o estilo mais “clássico”, com listras pretas e brancas.

Com o sucesso em 2020, Atlético e LeCoq fizeram questão de voltar com a campanha em 2021. Mais uma vez, o concurso explodiu em participações e vendas. O vencedor foi o torcedor Lucas Adriano, que optou por desenhar algo diferente. A camisa tem uma cor clara, mas não necessariamente branca, e chama atenção por ter o mapa de Minas Gerais com todas as cidades. O “Manto da Massa 113” vendeu mais de 120 mil unidades em uma semana e chegou a ser eleito como a camisa mais bonita do mundo em 2021.

Para 2022, pela primeira vez, o Manto da Massa teve um tema mais específico. Era necessário um design que fazia alusão a Arena MRV, novo estádio do clube, que foi inaugurado recentemente em 2023. O vencedor foi Will Rios, que optou por uma camisa predominantemente preta, mas com detalhes que contam a história do Atlético, desde o seu surgimento até a chegada da nova casa. A última edição também superou as duas anteriores, tendo vendido mais de 130 mil peças.

Manto da Massa: Atlético-MG vende 20 mil em 24h, menor marca registrada na campanha
Os vencedores, na ordem, dos três primeiros Manto da Massa (Divulgação)
Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes de Trivela e Futebol na Veia, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.