Nesta terça-feira (10), Madureira x Rio Claro se enfrentaram em partida válida pela 3ª e última rodada da fase de Grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023.
Inicialmente, o time visitante já iniciou a partida com vaga garantida – restava saber se na 1ª ou 2ª colocação. Já a equipe carioca precisava ao menos de um empate para garantir a sua classificação, sem contar com o resultado do jogo entre Sharjah Brasil x Ceará.
No entanto, na reta final do embate, Pedro marcou, garantindo a vitória do Rio Claro. Assim, o Madureira precisava torcer para um empate ou uma derrota para o Sharjah Brasil no jogo seguinte.
Índice
Assista aos melhores momentos de Madureira x Rio Claro
Em atualização
1° tempo: Partida equilibrada e movimentada
Inicialmente, cabe apontar que o time do Rio Claro teve algumas mudanças na sua escalação. Isto porque, tendo em vista que a classificação para a próxima fase já é certa, o técnico preferiu poupar o elenco titular, pensando na partida seguinte.
Por outro lado, o Madureira tinha que vir com força máxima visando garantir a segunda vaga para a segunda fase da Copinha 2023, sem depender do resultado da outra partida do grupo 22.
Aos 6′, houve o primeiro levantamento na área do time mandante. No entanto, a bola passou por todos os jogadores, sem levar perigo para o goleiro. Em seguida, aconteceu a primeira finalização do clube carioca, mas o chute passou muito longe da meta.
Nos primeiros minutos, ficava claro que a partida ia se construindo sem tantas jogadas de ataque. Porém, aos 9′, a defesa do Rio Claro vacilou, gerando uma finalização de Coutinho.
Instantes depois, houve uma falta em cima de Giovani, bem perto da grande área. Como acontece frequentemente, Renan Nunes cobrou, mas Franklin pegou mal na bola.
Apesar da maioria dos jogadores da equipe visitante buscarem realizar uma partida digna, sem se entregar mesmo já estando com vaga garantida na próxima fase, aos 18′, o goleiro recebeu cartão amarelo por ter retardado o início do jogo.
No lance seguinte, Gustavo investiu em um chute na entrada da área, mas Ivo conseguiu defender o lance em dois tempos.
Aos 21′, Marlon cometeu falta dura em Franklin, recebendo amarelo. Na hora da cobrança, Franklin chutou com pé direito, mas a bola bateu na barreira feita pelos jogadores adversários e saiu.
Três minutos depois, um erro da defesa do Madureira levou a um contra-ataque no qual Kennedy quase marcou, no entanto, Guilherme fez boa defesa.
Em seguida, foi a vez do time mandante ocupar o espaço do ataque. Yan Marcelo cruzou a bola na área. Lucas Silva conseguiu cabecear, porém a bola saiu. Assim, ficou claro que a equipe do Rio Claro apostava nas jogadas de contra-ataque, enquanto o Madureira finalizava de longa distância.
Aos 26′, Kennedy errou o domínio de bola e cometeu falta pesada em Coutinho. Dessa forma, o atleta foi punido com cartão amarelo. Dois minutos depois, houve um ataque perigoso do time visitante, mas o goleiro fez bem o seu trabalho.
Por outro lado, aos 32′, Ivo também precisou mostrar a que veio. Wellington finalizou de fora da área, mas o goleiro conseguiu fazer boa defesa. Depois disso, a chuva começou a aumentar e os lances para cartão amarelo também. Em menos de cinco minutos, Coutinho e Wellington foram punidos após lances duros contra os adversários.
Assim, a primeira etapa terminou. Houve bastante disputa e uma postura mais ofensiva do Madureira, diferente da partida contra o Sharjah Brasil, na qual foram realizadas pouquíssimas finalizações.
Nesta ocasião, a equipe mandante propôs o jogo e teve maior posse de bola, finalizando bastante de fora da área. No entanto, o Rio Claro apostava no contra-ataque, com destaque para a atuação de Franklin, que trouxe bastante velocidade ao time.
2° Tempo: Rio Claro marca e complica a situação do Madureira
O início da segunda etapa começou com nos dois times. Sendo assim, no time do Madureira, saíram Wellington, Lucas Silva e Leonardo para a entrada de Wagner, Felipe e Pedro. Por outro lado, no Rio Claro, Kennedy e Renan deram lugar para Cauan e Nathan.
Aos 4′, Pedro arriscou de fora da área, realizando uma ótima finalização. Mas, Ivo acompanhou bem o lance e espalmou para fora, cedendo escanteio. No lance seguinte, Danilo seguia em arrancada, mas Wallace cometeu falta, recebendo cartão amarelo. Cauan realizou a cobrança, mas chutou muito longe do gol.
Depois de alguns minutos sem tantas jogadas de perigo, aos 13′, Franklin driblou jogadores e finalizou para a defesa do goleiro Guilherme. Na cobrança de escanteio, o cabeceio quase entrou, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, Felipe tentou finalizar de fora da área, no entanto o chute passou muito acima da trave.
Em jogada iniciada por Gustavo, aos 18′, Wagner finalizou, chapando de fora da área, porém a bola acabou saindo. Três minutos depois, mais uma pressão do Madureira. Desta vez, Gustavo chutou, mas Ivo defendeu muito bem.
Nos minutos seguintes, o jogo caiu de produtividade tendo poucas jogadas ofensivas por ambas as equipes.
Aos 26′, houve uma jogada na qual por muito pouco o Rio Claro não marcou. Franklin e Cauan ficaram na cara do gol, mas a defesa do Madureira não permitiu que a bola entrasse. Diogo ainda deu um belíssimo chute, porém Guilherme fez mais uma defesa incrível.
Contudo, aos 29′, não foi possível evitar que o time visitante abrisse o placar. Após cobrança de escanteio, Pedro só empurrou a bola para dentro. Assim, a situação do Madureira se complicou, pois se o Sharjah Brasil vencesse o Ceará, a segunda vaga para segunda fase seria do jovem clube paulista.
Dessa maneira, a equipe carioca continuou buscando o empate, mas o time adversário se fechou, evitando que isso acontecesse. Assim, a partida terminou garantindo uma campanha 100% para o Rio Claro na fase de grupos.
Fim de jogo! O Madureira sofre revés contra o Rio Claro pela 3° rodada da Copinha. pic.twitter.com/yXJOJI64GU
— Madureira EC (@MadureiraEC_BR) January 10, 2023
Madureira x Rio Claro – E agora?
Com a derrota para o Rio Claro e a vitória do Sharjah Brasil sobre o Ceará, o time do Madureira acabou terminando na 3ª colocação do grupo 22 e foi eliminado.
Por outro lado, com a vitória, o time paulista garantiu a 1ª colocação no grupo e enfrentará, na próxima fase, o Desportivo Brasil, que ocupa o segundo lugar no grupo 21 da Copinha 2023. No entanto, ainda não há confirmação sobre data e horário da partida.
Foto destaque: Rio Claro FC/Instagram






