Finalmente chegamos a mais uma final de Libertadores. Pela 3ª vez seguida, o duelo conta com duas equipes brasileiras e pela 1ª vez, envolve dois times rubro-negros: Flamengo x Athletico Paranaense.
Os cariocas disputam a sua terceira final nos últimos 4 anos, enquanto os paranaenses voltam a ser finalista depois de 17 anos, quando disputaram a última em 2005.
Dorival Júnior disputará a sua primeira final em busca da Glória Eterna. Felipão estará voltando a viver esse momento 22 anos depois, quando disputou chegou à final de 2000, contra o Boca Juniors e saiu derrotado.
Índice
Quais são os pontos fortes de cada equipe para vencer a Libertadores?
Flamengo
Elenco recheado de estrelas decisivas
É inegável que o Flamengo possui um dos melhores (se não o melhor) elencos da América do Sul. Com um plantel cheio de estrelas principalmente no setor ofensivo, como Gabriel Barbosa, Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta, etc. Em caso de vitória dos cariocas, é grande a chance de que o gol passe pelos pés de algum/alguns deles.
Mais alternativas de jogo
Por possuir um elenco mais vasto e qualificado, o Flamengo possui mais peças para fazer mudanças durante a partida.
Já que possui no banco outros jogadores de qualidade, que são reservas no Rubro-negro, mas poderiam ser titulares em várias outras equipes brasileiras, como Marinho e Everton Cebolinha que podem dar mais velocidade caso seja necessário.
Além deles, o volante Vidal, jogador extremamente experiente e que pode fazer toda diferença em jogos como esse.
Time cascudo e copeiro
Assim como o Athletico, o Flamengo vem se tornando um time extremamente cascudo, vencedor e copeiro. Foram 6 títulos nos últimos 4 anos, sendo 3 deles em copas.
Além disso, a equipe retorna a final da Libertadores novamente, após ter sido derrotado pelo Palmeiras no ano passado, por 2 x 1. Está sendo a 3ª nos últimos 4 anos, como já dito no começo desta coluna.
Pela Copa Do Brasil nesses últimos anos, alcançou duas quartas de final (2019 e 2020), uma semifinal (2021) e pode retornar à final neste ano, se conseguir eliminar o São Paulo. Lembrando que o Flamengo tem uma vantagem de 3 x 1 no placar agregado e fará o jogo de volta no Maracanã.
Athletico Paranaense
Solidez defensiva
O Athletico tem como grande característica um forte poder de marcação. Isso foi demonstrado inclusive contra o próprio Flamengo, na Copa do Brasil, onde o Athletico montou uma defesa forte e mesmo sendo eliminado, vendeu caro a desclassificação.
O mesmo também aconteceu com o Palmeiras pelo Brasileirão, em que o Furacão venceu por 2 x 0 em pleno Allianz Parque, mas resistiu à uma forte pressão Palmeirense. Este mesmo adversário, atual bicampeão da Libertadores, que o Athletico eliminou para chegar à final.
Técnico experiente
Não é preciso nem dizer o quão grande é o Felipão na história do futebol. Um dos maiores técnicos brasileiros, com um currículo invejável, com 3 finais duas taças da Copa Libertadores, uma com o Grêmio e outra com o Palmeiras.
Agora, ele chega a sua 4ª final na carreira, podendo ganhá-la com mais um clube diferente, mostrando a sua experiência nessa competição, que pode fazer toda diferença para o jogo em Guayaquil.
Presente vencedor em copas
Junto com Palmeiras e Flamengo, o Athletico Paranaense é outro clube que tem tido temporadas recentes vencedoras nas copas. Campeão da Copa Sul-Americana em 2018 e 2021, além da Copa do Brasil em 2019. Vai se criando com o passar dos anos, uma casca de um time copeiro, assim como Felipão é, um casamento perfeito entre equipe e técnico.
Mas afinal, quem vencerá a Libertadores?
Na minha opinião, o Flamengo é o favorito para vencer essa final da Libertadores 2022, numa proporção de 65/35 para o Rubro-Negro Carioca. Acho que dentro de campo por ter uma equipe mais forte e com a possibilidade de ter mais torcedores em Guayaquil, podem e devem fazer a diferença para que o Mengo conquiste o tricampeonato.
Entretanto, é importante que lembrar que tudo pode acontecer nesta final, ainda mais por se tratar de um jogo único. E é sempre bom lembrar que favoritismo também não ganha jogos. Isso é mais um dos motivos que torna o futebol ser algo extremamente legal e emocionante de se assistir.
Foto Destaque: Libertadores BR/ Instagram Oficial


