Neste domingo (19), a Coluna Parabéns ao Craque parabeniza Josué Anunciado de Oliveira, mais conhecido como Josué. O volante está completando 41 anos e conta com uma carreira repleta de títulos, ótima passagem no futebol alemão. Além disso, vestindo camisa da Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2010. Dessa maneira, vamos relembrar a trajetória desse excepcional atleta em sua vida futebolística.
https://www.instagram.com/p/8R2HCTRB9p/?igshid=1cuxwx16ddt5k
INÍCIO DE CARREIRA
Josué Anunciado de Oliveira é natural de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco. Logo aos 15 anos de idade, Josué ingressou nas categorias de base do Clube Atlético do Porto, de Caruaru, e aos poucos foi ganhando destaque na equipe. Sendo assim, em 1997, o volante foi contratado para integrar o time profissional do Goiás.
GOIÁS
Josué se apresentou no time goiano e logo começou a despontar o seu talento. O jogador ficou conhecido por fazer uma boa marcação e ter um ótimo passe. Assim, vestindo a camisa do Goiás, o volante conquistou o Campeonato Goiano de 1997, 1998, 2000, 2002 e 2003, o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999 e Copa Centro-Oeste de 2000, 2001 e 2002. Dessa maneira, levantando diversos troféus pelo Esmeraldino, Josué deixou o clube em 2005, contabilizando 207 jogos e oito gols marcados.
SÃO PAULO
Em dezembro de 2004, o São Paulo anunciou Josué como reforço para a temporada seguinte. No entanto, o jogador chegava para vestir a camisa tricolor repleto de expectativas, ainda mais por ser a pedido do treinador Emerson Leão. Posteriormente, Leão deixaria o clube, mas Josué ficou e desempenhou de forma magistral um bom futebol. Assim, o volante levantou troféus importantes na história do clube paulista, sendo a Libertadores de 2005 e o Mundial de Clubes no mesmo ano. Além disso, participou das conquistas do Campeonato Paulista de 2005 e o Campeonato Brasileiro de 2006 e 2007. Dessa maneira, o atleta participou de 157 partidas e marcou 8 gols.
WOLFSBURG
Após desempenhar um bom futebol no Brasil, em 2007, Josué é contrato pelo Wolfsburg, da Alemanha, time do qual o jogador mais uma vez deixou a sua marca. Ao chegar no clube alemão, o volante, ao lado de diversos craques, incluindo o atacante brasileiro Grafite, alcançaram um feito histórico ao conquistar o Campeonato Alemão da temporada 2008-09, isso porque o clube nunca tinha ganhado essa competição. Mas, este foi o único título de Josué na Europa e assim o jogador permaneceu na equipe até 2013, mantendo a regularidade e exercendo a braçadeira de capitão. Sendo assim, pelo Wolfsburg foram 194 jogos e três gols.
ATLÉTICO MINEIRO
Em 2013, após longa negociação, Josué chegou ao Atlético Mineiro a pedido do técnico Cuca, que havia sido seu técnico durante sua passagem pelo Goiás. Dessa maneira, o filme novamente se repetiria. O volante teve um ótimo desempenho vestido a camisa do Galo. Ainda em 2013, o atleta participou daquela exímia campanha do clube mineiro na Libertadores de 2013, conquistando o título em cima do Olimpia em um jogo histórico no estadio Mineirão.
Além disso, vestindo a camisa do Atlético, Josué conquistou o Campeonato Mineiro de 2013 e 2015, a Copa do Brasil em 2014 e a Recopa Sul-Americana em 2014. Enfim, o Galo foi o último clube na carreira de Josué. O jogador se aposentou ao final de seu contrato em 2015, totalizando 107 jogos e cinco bolas na rede.
https://www.instagram.com/p/cL5NH6xB6P/?igshid=10lblbbuvhsyz
SELEÇÃO BRASILEIRA
A trajetória de Josué com a Seleção Brasileira começa em 2007. Logo, após boas atuações do volante no São Paulo, o mesmo acabou sendo convocado por Dunga para a disputa da Copa América de 2007. Embora tenha começado como reserva de Mineiro e Gilberto Silva, o técnico do Brasil optou por um esquema de três volantes, e Josué acabou ficando com a vaga de titular até o fim da Copa, onde o Brasil se sagrou campeão. O jogador ainda marcou um gol na goleada contra o Chile pelas quartas de finais.
Ademais, Josué continuou tendo frequência nas convocações e foi chamado para a Copa das Confederações de 2009, onde o Brasil foi campeão e para a Copa do Mundo de 2010. Porém, na Copa, Josué participou apenas de um jogo, e a Seleção foi eliminada pela Holanda nas quartas de finais do torneio. Desse modo, vestindo a amarelinha, o atleta fez 28 jogos e marcou um gol.
Foto Destaque: Reprodução/GloboEsporte.com


