Josué, o jogador de pouca mídia e muito futebol, completa 41 anos

Neste domingo (19), a Coluna Parabéns ao Craque parabeniza Josué Anunciado de Oliveira, mais conhecido como Josué. O volante está completando 41 anos e conta com uma carreira repleta de títulos, ótima passagem no futebol alemão. Além disso, vestindo camisa da Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2010. Dessa maneira, vamos relembrar a trajetória desse excepcional atleta em sua vida futebolística.

https://www.instagram.com/p/8R2HCTRB9p/?igshid=1cuxwx16ddt5k

INÍCIO DE CARREIRA

Josué Anunciado de Oliveira é natural de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco. Logo aos 15 anos de idade, Josué ingressou nas categorias de base do Clube Atlético do Porto, de Caruaru, e aos poucos foi ganhando destaque na equipe. Sendo assim, em 1997, o volante foi contratado para integrar o time profissional do Goiás.

GOIÁS

Josué se apresentou no time goiano e logo começou a despontar o seu talento. O jogador ficou conhecido por fazer uma boa marcação e ter um ótimo passe. Assim, vestindo a camisa do Goiás, o volante conquistou o Campeonato Goiano de 1997, 1998, 2000, 2002 e 2003, o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999 e Copa Centro-Oeste de 2000, 2001 e 2002. Dessa maneira, levantando diversos troféus pelo Esmeraldino, Josué deixou o clube em 2005, contabilizando 207 jogos e oito gols marcados.

SÃO PAULO

Em dezembro de 2004, o São Paulo anunciou Josué como reforço para a temporada seguinte. No entanto, o jogador chegava para vestir a camisa tricolor repleto de expectativas, ainda mais por ser a pedido do treinador Emerson Leão. Posteriormente, Leão deixaria o clube, mas Josué ficou e desempenhou de forma magistral um bom futebol. Assim, o volante levantou troféus importantes na história do clube paulista, sendo a Libertadores de 2005 e o Mundial de Clubes no mesmo ano. Além disso, participou das conquistas do Campeonato Paulista de 2005 e o Campeonato Brasileiro de 2006 e 2007. Dessa maneira, o atleta participou de  157 partidas e marcou 8 gols.

WOLFSBURG

Após desempenhar um bom futebol no Brasil, em 2007, Josué é contrato pelo Wolfsburg, da Alemanha, time do qual o jogador mais uma vez deixou a sua marca. Ao chegar no clube alemão, o volante, ao lado de diversos craques, incluindo o atacante brasileiro Grafite, alcançaram um feito histórico ao conquistar o Campeonato Alemão da temporada 2008-09, isso porque o clube nunca tinha ganhado essa competição. Mas, este foi o único título de Josué na Europa e assim o jogador permaneceu na equipe até 2013, mantendo a regularidade e exercendo a braçadeira de capitão. Sendo assim, pelo Wolfsburg foram 194 jogos e três gols.

ATLÉTICO MINEIRO

Em 2013, após longa negociação, Josué chegou ao Atlético Mineiro a pedido do técnico Cuca, que havia sido seu técnico durante sua passagem pelo Goiás. Dessa maneira, o filme novamente se repetiria. O volante teve um ótimo desempenho vestido a camisa do Galo. Ainda em 2013, o atleta participou daquela exímia campanha do clube mineiro na Libertadores de 2013, conquistando o título em cima do Olimpia em um jogo histórico no estadio Mineirão.

Além disso, vestindo a camisa do Atlético, Josué conquistou o Campeonato Mineiro de 2013 e 2015, a Copa do Brasil em 2014  e a Recopa Sul-Americana em 2014. Enfim, o Galo foi o último clube na carreira de Josué. O jogador se aposentou ao final de seu contrato em 2015, totalizando 107 jogos e cinco bolas na rede.

https://www.instagram.com/p/cL5NH6xB6P/?igshid=10lblbbuvhsyz

SELEÇÃO BRASILEIRA

A trajetória de Josué com a Seleção Brasileira começa em 2007. Logo, após boas atuações do volante no São Paulo, o mesmo acabou sendo convocado por Dunga para a disputa da Copa América de 2007. Embora tenha começado como reserva de Mineiro e Gilberto Silva, o técnico do Brasil optou por um esquema de três volantes, e Josué acabou ficando com a vaga de titular até o fim da Copa, onde o Brasil se sagrou campeão. O jogador ainda marcou um gol na goleada contra o Chile pelas quartas de finais.

Ademais, Josué continuou tendo frequência nas convocações e foi chamado para a Copa das Confederações de 2009, onde o Brasil foi campeão e para a Copa do Mundo de 2010. Porém, na Copa, Josué participou apenas de um jogo, e a Seleção foi eliminada pela Holanda nas quartas de finais do torneio. Desse modo, vestindo a amarelinha, o atleta fez 28 jogos e marcou um gol.

Foto Destaque: Reprodução/GloboEsporte.com

 

Leonardo Lopes da Silva

Leonardo Lopes da Silva

Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77