A Federação Bahiana de Futebol definiu, na última sexta-feira (26), o regulamento do Campeonato Baiano Feminino 2022. Desta vez, o Jacuipense terá um representante na competição. Isto porque, o Grêmio Salvador, equipe amadora da capital baiana, vestirá as cores do Leão Grená no torneio. Nos últimos dias, o presidente do Jacupa, Gegê Magalhães, realizou uma reunião com os dirigentes do clube feminino, possivelmente para debater sobre a nova parceira e as expectativas para o Estadual.
As atletas e toda a comissão técnica deverão ser apresentados nos próximos dias pelo time de Riachão. Vale destacar que recentemente a categoria sub-17 do Grêmio Salvador conquistou o primeiro título da Copa Loreta Valadares, ao vencer o Vitória nas cobranças de pênaltis, depois do empate em 1 x 1 no tempo regulamentar.
Índice
Estreia do Jacuipense
O Baianão Feminino é disputado desde 1984, quando o Clube Bahiano de Tênis levantou a primeira taça. O Leão do Sisal, entretanto, fará sua estreia no torneio esse ano. Em 2020, com a paralisação das atividades no futebol, devido a pandemia do Covid-19, a disputa também acabou sendo suspensa. Essa edição terá inicio no próximo dia 24 de setembro, com a final marcada para o dia 5 de novembro. O campeão conquistará uma vaga no Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2.
Última edição do Campeonato Baiano Feminino
Na edição anterior do Baianão Feminino, em 2021, o Bahia conquistou o título da competição, após vencer o Doce Mel no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pelo placar de 4 x 0, com três gols de Gadu, artilheira do torneio na ocasião, e um de Dan. Na partida de ida, o time de Jequié venceu as Mulheres de Aço por 1 x 0, no Waldomiro Borges.
Apesar de não ter conseguido levantar a taça, o Doce Mel deixou sua marca, já que chegou a final da competição feminina pela primeira vez em sua história. Além do título, o Tricolor encerrou o torneio estadual com a melhor campanha. No total, venceu sete vezes, além de um empate e uma derrota, com 25 gols marcados e apenas dois sofridos.
Na atual temporada, o Bahia segue trilhando caminhos favoráveis na categoria feminina. A equipe comandada pelo técnico Igor Morena garantiu vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Para isso, nas quartas de final, o Esquadrão empatou em 1 x 1 com o Real Brasília, e como havia vencido na partida de ida por 1 a 0, o resultado foi suficiente para garantir o clube na semifinal da competição. Contudo, o Bahia perdeu a oportunidade de disputar a final da segunda divisão nacional, uma vez que foi eliminado pelo Athletico Paranaense na semifinal.
Parabéns pela campanha, meninas! Foco no @BRFeminino 2023 👏🏽 pic.twitter.com/RaLmSizlnY
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) August 27, 2022
Formato do Baianão Feminino 2022
De acordo com o regulamento assegurado pela Federação Bahiana de Futebol, oito equipes disputarão o título do Campeonato Baiano Feminino 2022. Além do Bahia, atual campeão, Astro, de Feira de Santana, Doce Mel, de Jequié, Juventude, de Vitória da Conquista, Leônico, de Salvador, Lusaca, de Dias D'Ávilla, Jacuipense e Vitória participarão da competição.
A disputa acontecerá no formato de pontos corridos, apenas com partidas de ida, sendo sete rodadas no total. Na sequência, os quatro melhores clubes avançam para a semifinal da competição. Nesta fase, assim como na primeira, terá apenas um jogo. Na final, porém, terão os confrontos de ida e volta.
Em resumo, todo o regulamento do torneio ficou definido após uma reunião virtual, que contou com a presença da Diretoria da Federação, representada pelo Vice-Presidente, Manfredo Lessa, a Diretora de Competições, Taíse Galvão, e o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e de representantes das equipes participantes.
Foto destaque: Divulgação/ Grêmio Salvador